O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Emendas parlamentares

Câmara aprova projeto com regras para emendas

Dinheiro repassado aos deputados está suspenso desde agosto pelo STF, que cobra maior transparência das emendas

Postado em 6 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Câmara aprova projeto com regras para emendas
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última terça-feira (5), um projeto de lei que estabelece regras para a destinação de emendas parlamentares. A proposta, que agora segue para o Senado, ainda passa por análise de algumas sugestões adicionais que estão sendo votadas separadamente pelos deputados.

A criação dessas normas responde a uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por decisão do ministro Flávio Dino, suspendeu os repasses em agosto. O projeto, de autoria do deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), estabelece diretrizes para a destinação e fiscalização de emendas individuais, estaduais e de comissões, visando mais transparência e controle sobre esses recursos. A proposta foi aprovada com 330 votos a favor, 74 contra e 4 abstenções.

Leia mais: Câmara e Senado recebem cúpula de líderes parlamentares do G20 nesta semana

O relator do projeto, deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), incluiu a previsão de pagamento de R$ 11,5 bilhões em emendas não impositivas para 2025, ou seja, aquelas em que o repasse não é obrigatório. Essa medida permite maior flexibilidade ao orçamento, atendendo também a solicitações dos parlamentares por uma maior definição e controle sobre o uso dos recursos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também