Desmatamento na Amazônia tem menor índice em 9 anos, segundo Inpe
Cerrado também tem redução
O desmatamento na Amazônia Legal apresentou uma redução de 30,6% em 2024 em comparação com o ano anterior, totalizando 6.288 km² de áreas desflorestadas. Este é o menor índice registrado nos últimos nove anos, de acordo com o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira (6/11), em evento realizado no Palácio do Planalto.
Nos municípios considerados prioritários pelo governo federal, 78% apresentaram queda nos índices de desflorestamento. Em 23% dos municípios, no entanto, o problema ainda persiste e teve aumento.
Desmatamento na Amazônia
Além disso, os dados apontam para a primeira redução de desmatamento no Cerrado desde 2019. O bioma registrou uma queda de 25,7% em relação ao ano passado, com 8.174 km² de áreas desmatadas. No ano anterior, o Cerrado enfrentava um crescimento no ritmo de desmatamento, situação que se reverte agora, trazendo alívio e expectativas positivas para o bioma.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) conduziu o evento em Brasília, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava previsto para participar mas teve sua presença cancelada após um atraso de 1h30.