Lira defende paridade de gênero e autonomia econômica feminina
Em seu discurso, Lira destacou que a superação de problemas como fome, pobreza e desigualdade só será possível com o avanço da igualdade de gênero
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, defendeu, no Fórum Parlamentar do G20, que a garantia de oportunidades igualitárias e a presença das mulheres nos espaços de poder devem ser uma prioridade global. Lira, que assumiu a presidência do P20 (Fórum Parlamentar do G20) em outubro do ano passado, aproveitou para falar sobre as resoluções da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em julho em Maceió (AL).
Em seu discurso, Lira destacou que a superação de problemas como fome, pobreza e desigualdade só será possível com o avanço da igualdade de gênero, da autonomia econômica feminina e do combate ao racismo. Ele também ressaltou a vulnerabilidade das mulheres frente aos impactos da mudança climática, afirmando que elas são as mais afetadas por essas transformações.
Leia mais: Após acerto com Lira, Elmar deve deixar disputa pela presidência da Câmara
O presidente da Câmara sugeriu à África do Sul, futura presidência do P20, que a reunião de mulheres parlamentares se torne um evento permanente no Fórum. Lira comemorou o avanço da participação feminina no parlamento brasileiro, que conta com o maior número de deputadas e senadoras da história.
Entre as iniciativas aprovadas recentemente, Lira mencionou leis que visam aumentar a representação feminina, como a que combate fraudes nas candidaturas femininas e a que tipifica a violência política de gênero.
“Embora haja muito a ser feito, os resultados já alcançados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Lira.