Vitória de Trump aumenta pressões para anistia e candidatura de Bolsonaro
Euforia de aliados de Bolsonaro com vitória de Trump pode pressionar STF
A eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos reacendeu a esperança de aliados de Jair Bolsonaro, oferecendo um novo impulso ao projeto que visa viabilizar sua candidatura nas eleições de 2026.
Segundo fontes próximas ao ex-presidente, a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) tende a aumentar, o que dificultaria qualquer resistência em relação à possível anistia ou ao retorno dos direitos políticos de Bolsonaro.
Nos corredores do STF, já há uma percepção de que as pressões externas vão se intensificar. Acredita-se que a influência de figuras como Trump, Elon Musk e a ascensão dos republicanos no Congresso dos EUA aumentem a pressão sobre os magistrados brasileiros.
Musk, que tem uma relação conturbada com o ministro Alexandre de Moraes, surge como um dos principais aliados de Bolsonaro, fortalecendo sua posição após o jantar realizado por Trump, na terça-feira (5), na Flórida, ao qual também compareceu o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Leia mais: Donald Trump declara vitória e agradece a eleitores em discurso na Flórida
Durante o governo de Joe Biden, houve tentativas de pressão sobre o STF, mas com a mudança de cenário nos Estados Unidos, aliados de Bolsonaro acreditam que o quadro será diferente. Parlamentares norte-americanos próximos ao bolsonarismo já haviam se pronunciado sobre a situação, e Musk, em particular, tomou atitudes diretas contra o STF, aumentando a tensão.
Agora, com os republicanos no poder, acredita-se que medidas como a anistia de Bolsonaro possam ser facilitadas no Congresso brasileiro, e que o STF não se oporia à sua candidatura em 2026.