Biden aceita derrota e reafirma compromisso com democracia
Biden fez pronunciamento na tarde desta quinta-feira
O fracasso dos democratas nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024 foi oficializado nesta quinta-feira (7) com o discurso de Joe Biden. O presidente em exercício reconheceu a derrota de sua candidatura para Donald Trump, que venceu a eleição, segundo a projeção da agência de notícias Associated Press.
Durante sua fala na Casa Branca, Biden demonstrou respeito pelo processo democrático e garantiu uma transição pacífica de poder, assegurando ao time de Trump uma mudança de governo tranquila até 20 de janeiro, quando entregará o cargo ao sucessor.
Biden enfatizou a importância de respeitar a vontade popular, afirmando que “em uma democracia, a vontade do povo sempre prevalecerá”. Ele reforçou que o amor ao país não deve ser condicionado à vitória e que os eleitores cumpriram seu dever cívico. O presidente também destacou que continuará a trabalhar até o último dia de seu mandato, enfatizando os 78 dias restantes de sua presidência, e garantiu que não há dúvida sobre a integridade do sistema eleitoral americano.
Leia mais: Trump retorna à presidência dos EUA após vitória em estados decisivos
Ele também comentou sobre a derrota de sua vice, Kamala Harris, que substituiu Biden na corrida presidencial após ele desistir de concorrer devido a pressões internas, principalmente após o desempenho fraco nos debates com Trump. “Kamala deve se orgulhar de sua campanha”, disse Biden, elogiando o esforço e a dedicação da ex-companheira de chapa.
Leia mais: Eleito pelo Republicano, Trump já foi filiado ao Democrata
Em sua postagem nas redes sociais, o presidente havia ressaltado a liderança de Harris, destacando sua visão de um país mais livre e justo, apesar do resultado eleitoral adverso. A mensagem foi clara: os democratas devem continuar a lutar por uma América melhor, independentemente do resultado da eleição.