O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Atenção

Chuvas fortes afetam Goiás e outros estados neste fim de semana

Previsão de tempestades pode causar danos no Centro-Oeste e Sudeste até domingo

Postado em 7 de novembro de 2024 por Yago Sales
Clima em Goiás. Foto: Leandro Braz/ O Hoje

Goiás e várias outras regiões do Brasil enfrentam um fim de semana com condições meteorológicas severas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas fortes e tempestades, com riscos de alagamentos, ventos intensos e descargas elétricas. O aviso abrange estados como Goiás, São Paulo, Mato Grosso e outros, sendo válido até o início da manhã de sexta-feira (8). O Inmet destaca que as chuvas podem atingir até 60 mm/h, e os ventos podem chegar a 100 km/h.

O fenômeno que causa essas condições climáticas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve se formar entre os dias 9 e 10 de novembro. Este evento é caracterizado por uma faixa de nuvens que se estende da Amazônia até o sul do oceano Atlântico, gerando chuvas fortes, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Para que a ZCAS se desenvolva, é necessário que a umidade persista por vários dias consecutivos.

Leia mais: PRF orienta motoristas que vão pegar estrada em Goiás no período de chuvas

O alerta também coincide com o segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 10 de novembro, quando os candidatos enfrentarão provas em todo o Brasil. Além disso, em São Paulo, a Defesa Civil recomenda atenção especial para os municípios do interior, como Marília e Presidente Prudente, onde o acumulado de chuva pode ser elevado.

Em áreas atingidas, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e evitar abrigar-se sob árvores ou estacionar perto de estruturas que podem cair. Em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também