O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
surpreendente

Conheça a gigante sucuri que parou o trânsito na GO-010

Essa é a única espécie de sucuri encontrada em Goiás, a sucuri-verde

Postado em 7 de novembro de 2024 por Yasmin Farias
Conheça a gigante sucuri que parou o trânsito na GO-010
Foto: Arquivo pessoal/Claudio Roberto

Uma sucuri gigante parou o trânsito na GO-010, em Leopoldo de Bulhões, no sudeste de Goiás, ao cruzar a pista e surpreender motoristas que passavam pelo local. Conhecida por seu tamanho e força, a sucuri-verde é a maior das serpentes das Américas e uma das mais fortes.

Segundo o biólogo Edson Abrão, a sucuri avistada é uma sucuri-verde, espécie semiaquática comum em todo o Brasil. “Ela prefere habitats próximos a mananciais e lagoas, onde passa a maior parte do tempo dentro da água”, explica Abrão. Ele ainda destaca que a sucuri-verde pode atingir até sete metros de comprimento e pesar mais de 130 kg, sendo a maior em volume corporal, de acordo com o Instituto Butantan.

O biólogo e professor Nelson Jorge da Silva Júnior, informou que essa é a única espécie de sucuri encontrada em Goiás. “O que ocorre é que a cor verdadeira é oliva (entre amarelo e verde) e depende se está com limo (sujeira do rio). Quando ficam mais idosas tendem a ficar com a pele mais escura”, explicou.

As sucuris, conhecidas popularmente como “anacondas”, não são venenosas, mas sim constritoras, usando força muscular para capturar e imobilizar presas. Elas preferem caçar na água, onde são ágeis e perigosas, alimentando-se principalmente de peixes e outros vertebrados na água. No entanto, no solo elas são muito lentas.

O vídeo da sucuri foi registrado na manhã de domingo (3) pelo motorista Cleberson Holanda, que se deparou com o animal parado na pista a caminho do trabalho. Segundo moradores, é comum avistar sucuris na região devido à proximidade com o Rio dos Bois, onde há uma abundante oferta de alimentos, como pacas e outras espécies.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.