Estudantes da rede pública de Goiás realizam intercâmbio na Europa
Iniciativa do Goiás Social premiou 12 ganhadores do Desafio Aprendizes da Matemática com medalhas de Ouro e uma viagem à Europa, com todas as despesas cobertas
Os 12 alunos premiados do Desafio Aprendizes da Matemática já estão na Europa. Eles partiram no dia 2 de novembro e chegaram a Paris no domingo (3), onde foram recebidos pela primeira-dama de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
A premiação resultou em medalhas de Ouro e um intercâmbio de 10 dias, com todas as despesas custeadas. O grupo visitará os principais pontos turísticos de Paris, na França, além de Genebra e Lausanne, na Suíça.
Entre os jovens que estão participando do tour pela Europa está Vítor Lustosa Morais, que presta serviço para a Seduc/GO por meio do programa Aprendiz do Futuro.
O Desafio Aprendizes da Matemática é uma iniciativa do Goiás Social em parceria com a Demà Jovem/Renapsi que tem como objetivo incentivar o prazer em aprender a disciplina.
Programação
No primeiro dia da jornada, acompanhados pela primeira-dama de Goiás, os jovens conheceram a Torre Eiffel, um dos ícones turísticos da França. Outro local a ser visitado na ‘cidade luz’ será a sede dos Jogos Olímpicos de 2024.
A outra parada foi em Lausanne, na Suíça, onde eles conheceram a sede do Comitê Olímpico Internacional e o Museu do Esportivo. Também estão programadas visitas às instalações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.
“Ao levar a experiência positiva do Goiás Social para importantes lideranças do Brasil e do mundo, temos a oportunidade de abrir novas portas ao mostrar que o nosso Estado tem avançado no desenvolvimento social de forma sustentável, com foco na educação”, explicou a primeira-dama.
Em Genebra, os jovens estarão com Gracinha Caiado em uma reunião com a embaixadora Cecília Ishitani. A pauta inclui uma apresentação das iniciativas do Goiás Social e dos projetos do Governo de Goiás voltados para o enfrentamento das desigualdades sociais.
Para a primeira-dama de Goiás, essa experiência de intercâmbio é uma oportunidade singular de aprendizado e desenvolvimento de conhecimentos para os jovens. “Um dos principais objetivos do Aprendiz do Futuro é abrir portas para esses jovens e poder premiar os mais bem colocados no torneio com esse intercâmbio cultural. Tenho certeza de que esta será uma experiência única e muito enriquecedora para cada um deles”, destacou.