Mabel intensifica encontros para tratar dos primeiros passos da gestão
“Segundo o prefeito eleito, a meta é garantir que a gestão comece, no dia 1° de janeiro, com ações efetivas”, destaca
O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), desde a abertura das últimas urnas eletrônicas em 27 de outubro, não cessou as movimentações na tentativa de chegar o mais preparado possível à cadeira de comando da capital de Goiás. O empresário, que representou a base governista na corrida eleitoral, deu início a uma série de uniões com lideranças, empresários e representantes de diferentes segmentos no intuito de fazer bonito a partir do ano que vem.
O último encontro foi realizado com técnicos indicados por ele mesmo para tratar da transferência da gestão municipal. O encontro serviu para detalhar a execução de propostas apresentadas por enquanto candidato, especialmente as que devem ser executadas já nos primeiros 100 dias de gestão.
Nesse sentido, o processo de transição será acompanhado, conforme afirmado por ele mesmo, bem de perto. A ideia é afastar toda e qualquer possibilidade de erro e promover, a partir de primeiro de janeiro, uma gestão célere e eficiente. O grupo encabeçado pelo empresário ainda aguarda o envio de documentos pela atual gestão. A prefeitura pediu um prazo, que se estende até o dia 11 de novembro, para entregar toda a documentação referente às diferentes pastas da administração pública.
Após ter acesso a esses documentos, o foco será o detalhamento de cada um dos movimentos que levarão ao cumprimento dos projetos lapidados a partir do que foi prometido por Sandro na campanha municipal que se estendeu pelos meses de setembro e outubro deste ano.
O prefeito eleito garante que seu grupo tem trabalhado todos os dias, independentemente dos encontros com os técnicos indicados por Rogério Cruz. Mabel destaca que o intuito dos encontros é deixar o processo o mais ajustado possível. “Nossa meta é garantir que nossa gestão já possa começar 2025, no dia 1° de janeiro, com ações efetivas”, destaca.
Um dos principais focos do governo liderado por Sandro Mabel, em especial no que diz respeito aos primeiros dias, passa pela viabilização de vagas para crianças em creches, trânsito e mobilidade. Novos encontros devem ocorrer nos próximos dias. Eles servirão para um realinhamento das diretrizes já discutidas e discussão de novas pautas que serão tratadas com prioridade no decorrer dos três primeiros meses.
Leia mais: Mabel precisa acomodar aliados, mas fonte garante que ele não está preso a promessas
A ideia, no decorrer dos próximos dias, é realizar encontros como o do início dessa semana na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) com membros da equipe. “Não ficaremos de braços cruzados simplesmente esperando que os dados sejam compilados pela prefeitura”, disse um interlocutor ao reiterar que apesar da ausência das informações o trabalho não para.
Em entrevista recente concedida ao repórter Bruno Goulart, do jornal O HOJE, Euler Morais, que foi coordenador político da campanha de Mabel, afirmou que, para além das intenções de imediato, devem ser criadas nove mil novas vagas em creches e CMEIs para atender crianças atualmente sem acesso à educação municipal em Goiânia.
Entre outras prioridades estão a ampliação dos serviços de limpeza urbana e coleta de lixo, além de melhorias na mobilidade, como a implantação de faixas exclusivas para ônibus e motocicletas e a criação de vias com “direita livre” para otimizar o trânsito.
Um dos pontos mais aguardados pela nova equipe no que diz respeito a documentação que será repassada pela prefeitura passam pelo Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além de relatórios sobre projetos em andamento. (Especial para O Hoje)