O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Eleições americanas

Obama e Michelle parabenizam Trump pela vitória nos EUA

Os Obama enfatizaram que viver em uma democracia requer respeito às escolhas do eleitorado, mesmo quando o resultado não favorece a própria visão

Postado em 7 de novembro de 2024 por Bruno Goulart
Obama e Michelle parabenizam Trump pela vitória nos EUA
Foto: Flickr

Em uma declaração emitida após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama parabenizaram o presidente eleito e seu vice, JD Vance.

Reconhecendo as diferenças ideológicas, os Obama destacaram a importância de aceitar a vontade popular. “Este obviamente não é o resultado que esperávamos, dadas as nossas profundas divergências com a chapa republicana em uma série de questões,” escreveram.

No comunicado, Barack e Michelle enfatizaram que viver em uma democracia requer respeito às escolhas do eleitorado, mesmo quando o resultado não favorece a própria visão. “Viver em uma democracia é reconhecer que nosso ponto de vista nem sempre vencerá e estar disposto a aceitar a transferência pacífica de poder,” destacaram.

Leia mais: Em seu primeiro discurso, Biden reforça confiança no sistema eleitoral americano: “justo e transparente”

Os ex-ocupantes da Casa Branca ainda fizeram uma reflexão sobre a diversidade de opiniões em um país de grandes dimensões como os EUA, reforçando que o progresso só é alcançado quando os cidadãos, mesmo com diferenças, conseguem coexistir.

Na declaração, o casal Obama também fez referência aos valores que, em sua visão, devem nortear a democracia americana: justiça, igualdade e liberdade.

Enfatizaram que esses ideais são o que conduziram o país até o momento atual e serão o caminho para um futuro de maior inclusão e equidade.

Obama e Michelle ainda reiteraram que, embora em lados opostos do espectro político, a nação precisa permanecer unida e comprometida com os princípios democráticos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também