Biden estará presente na cúpula do G20 no Brasil
Presidente dos Estados Unidos virá ao Rio de Janeiro neste mês de novembro
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou sua participação na cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, conforme anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (7). O evento reunirá líderes globais para debater questões econômicas, políticas e de saúde, com ênfase nos desafios que afetam as economias mundiais.
Biden, que deixará a presidência em janeiro com a vitória do republicano Donald Trump, também estará presente na Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, programada para o mesmo mês.
O G20, criado em 1999 em resposta a crises econômicas, inclui ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países, além da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% da economia global.
Leia também: Lula liga para Biden após vitória de Trump; veja o assunto
Os membros do G20 são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.
A presença de Biden no Brasil destaca a relevância da cúpula do G20, que se configura como uma oportunidade única para tratar dos maiores desafios globais, incluindo a recuperação econômica pós-pandemia e questões ambientais.