O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Suspeitos

FBI prende suspeitos de tramar assassinato de americanos sob ordens do Irã

Homens são detidos por planejar assassinatos de norte-americanos, incluindo Donald Trump, segundo FBI

Postado em 8 de novembro de 2024 por Micael Silva
O FBI prendeu dois homens suspeitos de conspirar para assassinar cidadãos norte-americanos Foto: Divulgação
O FBI prendeu dois homens suspeitos de conspirar para assassinar cidadãos norte-americanos Foto: Divulgação

O FBI prendeu dois homens suspeitos de conspirar para assassinar cidadãos norte-americanos sob ordens do governo iraniano. Um terceiro suspeito, também envolvido, está foragido e teria sido encarregado de assassinar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8/11) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Os envolvidos foram identificados como Farhad Shakeri, Jonathon Loadholt e Carlisle Rivera. Farhad Shakeri, de 51 anos, é membro do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) e reside em Teerã. O iraniano viveu nos Estados Unidos durante a infância, mas foi preso e deportado em 2008. O Departamento de Justiça aponta que Shakeri utilizou contatos que criou durante seu período de prisão para recrutar norte-americanos para atividades de vigilância e assassinato nos EUA.

Leia mais: Madonna sobre eleição de Donald Trump: “Um criminoso, estuprador”

Em outubro deste ano, Shakeri teria recebido ordens do IRGC para organizar um plano para assassinar Donald Trump. Em resposta às autoridades, ele declarou que não pretendia executar a missão no prazo estabelecido pelo governo iraniano.

Além de planejar o assassinato do ex-presidente, Shakeri teria recebido a tarefa de contratar norte-americanos para outras ações nos Estados Unidos, incluindo o assassinato de judeus em Nova York. A promessa era de US$ 500 mil pela morte de judeus americanos.

Loadholt e Rivera, ambos norte-americanos, foram detidos por sua participação no esquema. Os dois teriam sido contratados para matar um cidadão que mantinha postura pública contrária ao governo iraniano, e receberiam US$ 100 mil.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também