O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 13 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Ataque

Atentado em estação de trem no Paquistão deixa 25 mortos

O superintendente detalhou que a explosão, no Paquistão, ocorreu dentro da estação ferroviária, pouco antes de um trem expresso com destino a Peshawar partir

Postado em 9 de novembro de 2024 por Leticia Marielle
Atentado em estação de trem no Paquistão deixa 25 mortos. | Foto: Divulgação

Pelo menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um ataque suicida a uma estação de trem em Quetta, no sudeste do Paquistão, na manhã deste sábado (9). A polícia local informou que o atentado foi cometido por um homem-bomba vinculado a um grupo separatista.

De acordo com o inspetor-geral da polícia do Baluchistão, Mouzzam Jah Ansari, o alvo do ataque eram militares da Escola de Infantaria. O superintendente sênior de operações policiais, Muhammad Baloch, detalhou que a explosão, no Paquistão, ocorreu dentro da estação ferroviária, pouco antes de um trem expresso com destino a Peshawar partir.

O ataque foi reivindicado pelo Exército de Libertação Balúchi (BLA), um grupo separatista que busca a independência do Baluchistão, uma província de 15 milhões de habitantes, considerada uma das mais empobrecidas do país. O Baluchistão faz fronteira com o Afeganistão ao norte e o Irã a oeste, sendo um cenário de constantes conflitos com diversos grupos insurgentes, incluindo minorias étnicas.

O BLA acusa o governo paquistanês de explorar de forma injusta os recursos naturais da província, rica em gás e minerais. O grupo tem realizado regularmente ataques mortais contra forças policiais e militares paquistanesas. Em agosto, o BLA também assumiu a responsabilidade por ataques coordenados que resultaram na morte de pelo menos 39 pessoas, um dos maiores atentados da região. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou que os responsáveis pelo ataque deste sábado “pagarão um preço alto”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também