O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 3 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Importante

MEC estuda utilizar Enem como certificado de ensino médio em 2025

Medida valerá apenas para estudantes maiores de 18 anos

Postado em 11 de novembro de 2024 por Thiago Borges
MEC estuda utilizar Enem como certificado de ensino médio em 2025
Ministro da Educação, Camilo Santana tratou do plano de retomar Enem como certificado de conclusão do ensino médio Foto: Bruna Araújo/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou no último domingo (10), que o governo considera retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos. A mudança deverá ser implementada no Enem de 2025.

Camilo Santana explicou que a recomendação foi direcionada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. Essa certificação pelo Enem foi interrompida em 2016.

Leia mais: G20: reunião irá decidir sobre taxação dos super-ricos

“A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade”, afirmou. O ministro também informou que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) continuará disponível.

Além disso, o ministro afirmou que o MEC estuda a integração do Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb”, declarou, indicando que a medida deverá ser implementada até 2025.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também