O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Articulações

PSD pode apoiar Motta, desde que não perca espaço 

Disputa pela Câmara segue marcada por articulações intensas

Postado em 11 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
PSB e PDT devem apoiar Hugo Motta
Hugo Motta é o favorito na disputa pela presidência da Câmara Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Por Francisco Costa

O Republicanos lançou, no fim de outubro, o nome do deputado federal Hugo Motta (PB) para a presidência da Câmara. De lá para cá, o congressista já garantiu apoios importantes, como do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), além de legendas como PT e PL. O PSD, contudo, ainda não vai decidir se acompanha o republicano, mas desde que não tenha perdas de espaço. 

Uma fonte da legenda com bom trânsito em Brasília disse ao Jornal O Hoje que o partido até pode apoiar Motta, desde que “não perca 1 milímetro de espaço na mesa e em comissões”, conforme a distribuição atual. Caso não haja acordo, o partido tende a manter a candidatura do deputado Antonio Brito (PSD-BA), mesmo sem chance de vitória. 

Nesta terça-feira, 12, a bancada do PSD se reúne para debater a questão. Trata-se da reunião semanal do partido, mas o principal tema será a manutenção ou não do nome de Brito. Até porque o deputado precisa de tempo para campanha, uma vez que a sucessão acontece no começo do próximo ano.

Leia mais: PSB e PDT devem apoiar Hugo Motta

Fundado por Gilberto Kassab, hoje o PSD é a legenda com maior número de prefeitos no País. Dos 5.569 municípios, 887 serão governados por integrantes da legenda, em 2025. Em 2020, foram eleitos 656.

Kassab desde o princípio apresenta a sigla como de centro e independente. O feito do PSD, neste ano, desbancou o MDB. Em 2020, foram eleitos 774 prefeitos emedebistas, sigla com mais chefes do Executivo. Em 2024, foram 856, 31 a menos que o PSD.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também