Aprovação do governo Lula enfrenta nova queda
Pesquisa aponta queda de 7 pontos percentuais na avaliação do governo desde janeiro
Uma pesquisa realizada pelo Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), e divulgada nesta terça-feira (12), revela uma queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação positiva de seu governo caiu 7,2 pontos percentuais desde o início do ano, passando de 42,7% em janeiro para 35,5% atualmente.
Segundo o levantamento, que entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 7 e 10 de novembro, a avaliação positiva do governo (que engloba as classificações “ótimo” e “bom”) passou de 37,4% em maio para 35,5%. Já os índices de “regular”, “ruim” e “péssimo” tiveram variações menores, mas ainda assim revelam insatisfação crescente com a administração petista.
Leia também: “A economia vai dar certo”, diz Lula em apelo aos poderes
A desaprovação pessoal do presidente também está em alta. Desde janeiro, houve uma redução de 5 pontos percentuais na aprovação de sua atuação. Atualmente, 49,7% dos entrevistados consideram a gestão de Lula negativa, enquanto 45,7% desaprovam a forma como ele tem conduzido o governo.
A pesquisa, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, revela um descontentamento generalizado, com o presidente enfrentando um cenário de impopularidade crescente em meio aos desafios políticos e econômicos que o Brasil enfrenta.