Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo
País tinha perdido certificado há cinco anos
O Brasil recebeu novamente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o status de país livre do sarampo, cinco anos após perder o certificado de eliminação da doença, em 2019. O último caso de sarampo no país foi registrado em junho de 2022, no Amapá, conforme o Ministério da Saúde.
Em cerimônia realizada em Brasília nesta terça-feira (12), o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, afirmou que, com capacidade técnica e liderança política comprometida, “as coisas acontecem”. Ele destacou a importância do presidente na retomada do programa de imunização: “Ver um presidente liderando uma retomada do programa de imunização, usando broche do Zé Gotinha, sendo vacinado e dizendo às pessoas que se vacinem faz uma diferença tremenda”.
Leia mais: Comissão do Senado aprova escolas receberem doações
Antes do evento, Barbosa encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, entregando o certificado pessoalmente. Lula ressaltou em comunicado que o diploma reflete “a força da retomada e a competência do sistema de vacinação brasileiro”.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou o novo status como uma conquista significativa, destacando o compromisso técnico do Brasil e a cooperação com a Opas. “Uma conquista que vem do compromisso da capacidade técnica… mobilizada junto com a sociedade”, afirmou.
Com informações da Agência Brasil