Caso Tio Paulo: Justiça agenda nova audiência para fevereiro de 2025
Sobrinha tentava fazer empréstimo
A audiência de instrução do caso Tio Paulo, realizada nesta terça-feira (12/11), foi marcada pelo depoimento de seis testemunhas de acusação. A próxima sessão está prevista para o dia 18 de fevereiro de 2025, conforme informações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A audiência ocorreu a portas fechadas, sem presença da imprensa, e contou com ausência de duas testemunhas, que faltaram ao compromisso.
Relembre o caso Tio Paulo
O caso ganhou repercussão em abril deste ano, quando Paulo Roberto Braga, de 68 anos, foi levado por sua sobrinha, Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, a uma agência bancária em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, Paulo já estaria morto quando chegou ao local. Érika teria planejado a ida ao banco para solicitar um empréstimo de R$ 17 mil em nome do tio.
O episódio foi descoberto quando atendentes do banco desconfiaram da situação e registraram a cena em vídeo. Na gravação, Érika é ouvida incentivando o tio a assinar: “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer, eu faço”.
Logo após o registro, os funcionários acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito de Paulo ainda no local.
Érika responde agora às acusações de tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. Ela chegou a ser presa, mas foi liberada posteriormente. Em fevereiro, a Justiça retomará a instrução do processo, com o depoimento das testemunhas restantes e o avanço na análise do caso.