quarta-feira, 24 de junho de 2026
energia elétrica

Consumo de energia bate novo recorde no estado

Equatorial Goiás registra crescimento de quase 16% no consumo residencial do mês de outubro em comparação com mês anterior

Luana Carvalhopor Luana Carvalho em 12 de novembro de 2024
Consumo de energia bate novo recorde no estado
Equatorial Goiás registra crescimento de quase 16% no consumo residencial do mês de outubro em comparação com mês anterior. | Foto: divulgação

O mês de outubro registrou um aumento significativo no consumo de energia elétrica em Goiás, com destaque para a alta de 16% no setor residencial em comparação com setembro. A  concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, destacou que o calor intenso, aliado às chuvas, foi um dos principais fatores para esse crescimento, especialmente devido à alta demanda por aparelhos de climatização, como ar-condicionados.

Embora outubro tenha sido um mês chuvoso, as temperaturas em Goiás alcançaram máximas de até 40ºC, um fator decisivo para o aumento no uso de energia elétrica. Marcos Aurélio Silva, executivo de faturamento da Equatorial Goiás, explicou que a combinação de calor e umidade afeta diretamente o consumo de energia, uma vez que os aparelhos de ar-condicionado não só precisam resfriar o ambiente, mas também remover a umidade. “Com temperaturas externas muito altas, o aparelho trabalha mais intensamente, resultando em um gasto maior de energia”, disse Silva.

O cálculo da conta de energia envolve diversos componentes, desde o custo da geração até a distribuição. A Equatorial Goiás, por exemplo, é responsável pela distribuição da energia, enquanto outros custos, como os de geração e transmissão, também impactam o valor final. A tarifa de energia é calculada com base no consumo registrado pelo medidor de energia, sendo que, para os consumidores residenciais em outubro de 2024, o valor da tarifa foi de R$ 0,74593 por kWh.

Além disso, a fatura inclui tributos como PIS/COFINS, ICMS, e a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), que podem variar conforme o município. As bandeiras tarifárias, como a bandeira vermelha em outubro, também influenciam no valor a ser pago. Em outubro, essa bandeira resultou em um acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.

Dicas para Economizar Energia

Com o aumento do consumo, a preocupação com a economia de energia se torna ainda mais importante. O executivo da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva, sugere algumas medidas simples que podem resultar em redução significativa nas faturas. “Em períodos de calor intenso, o chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo. A dica é reduzir o tempo de banho e ajustar o seletor de temperatura para a posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro”, afirmou Silva.

Uma prática simples, como diminuir o tempo de banho, pode gerar uma economia considerável. Por exemplo, tomar dois banhos de 15 minutos em potência máxima pode custar cerca de R$ 66,90 por pessoa ao mês. Porém, ajustando para 7 minutos e utilizando a temperatura do modo verão, esse custo pode cair para apenas R$ 15,60. Em uma casa com quatro pessoas, a economia mensal pode superar os R$ 200.

As bandeiras tarifárias, sistema adotado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) , também têm um papel importante na variação do valor da conta de energia. Em outubro, a bandeira foi vermelha, o que indicou custos mais altos para os consumidores, em função da baixa quantidade de chuvas e o maior uso de termelétricas. No entanto, para novembro, a ANEEL anunciou a mudança para a bandeira amarela, com uma redução no valor adicional cobrado por cada 100 kWh consumidos, que passará de R$ 7,87 para R$ 1,88.

Tarifa Social

Uma alternativa importante para as famílias de baixa renda é a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% na fatura de energia. A medida beneficia famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e com renda mensal de até três salários mínimos, além de outros grupos, como indígenas, quilombolas e pessoas com doenças que exigem o uso contínuo de aparelhos elétricos. Atualmente, mais de 510 mil moradores de Goiás estão cadastrados no programa.

A combinação de medidas conscientes de uso de energia e o apoio de programas sociais, como a Tarifa Social, pode ajudar a mitigar os impactos do aumento no consumo e garantir uma gestão mais eficiente da energia elétrica no estado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também