O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Clima

Inmet emite alerta laranja para Goiás com chuvas intensas e ventos de até 100 km/h

100 milímetros por dia

Postado em 12 de novembro de 2024 por Otavio Augusto
Chuvas intensas em Goiás. foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, isto é, Goiás com chuvas intensas e vento que afetam todo o Centro-Oeste. Segundo o Inmet, até as 10h de quarta-feira (13/11) podem ocorrer precipitações que chegam a 100 milímetros por dia e ventos com velocidade de até 100 quilômetros por hora. As chuvas, embora mais concentradas no Centro-Oeste, também podem atingir partes dos estados vizinhos do Norte, Nordeste e Sudeste.

Goiás com chuvas intensas e ventos

O alerta abrange todo o estado de Goiás e o Distrito Federal, e, conforme o instituto, alcança também as regiões limítrofes de Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As precipitações previstas variam de 30 a 60 mm/hora, podendo, no entanto, alcançar o máximo de 100 mm em 24 horas. A intensidade dos ventos coloca as áreas em risco de danos, já que podem atingir a mesma velocidade de rajadas de tempestade.

Além do alerta laranja, há também um alerta amarelo, de menor intensidade, sobre outros estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nesse caso, o aviso cobre 1.173 municípios, incluindo Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Goiás com chuvas intensas e ventos
Chuvas e ventos. Foto: Divulgação

Por fim, um terceiro alerta específico foi emitido para ventos costeiros no estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que a força dos ventos possa mover dunas de areia em orlas marítimas, afetando diretamente 30 municípios do estado. Este alerta vigora até as 23h59 desta terça-feira (12/11), exigindo atenção redobrada nas áreas litorâneas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também