Santos garante o acesso para a Série A
O Santos garantiu sua volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Coritiba na última segunda-feira (11), o Peixe confirmou o acesso e alcançou seu objetivo
O Santos garantiu sua volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Coritiba na última segunda-feira (11), o Peixe confirmou o acesso e alcançou seu objetivo principal para a temporada, não podendo mais ser superado pelo quinto colocado da Série B. Além da conquista em campo, o Santos comemora o fato de não precisar devolver um adiantamento de R$ 62 milhões.
Esse valor foi concedido pelo contrato de direitos de transmissão com a Libra, que o Santos, junto a outros clubes, assinou em março deste ano, referente ao período de 2025 a 2029. Caso o Peixe não tivesse garantido o acesso, a devolução do montante seria obrigatória. Embora existisse a possibilidade de renegociar a dívida, o Santos preferia evitar esse caminho, considerando o contrato favorável aos interesses do clube.
Segundo o gerente financeiro Norberto Gonçalves, esse adiantamento foi essencial para o clube quitar despesas no primeiro semestre de 2024, em um momento financeiro complicado após o rebaixamento ao fim de 2023, que resultou em atrasos nos pagamentos de salários, 13º e férias dos funcionários. Mesmo com o aporte inicial, o clube precisou buscar novos empréstimos e adiantamentos de contratos, como o da venda do atacante Marcos Leonardo para o Benfica, para manter as finanças em ordem.
Com a permanência assegurada na Série A em 2025 e a Copa do Brasil no calendário, o Santos projeta mais estabilidade financeira para o próximo ano, com a expectativa de que, com os recursos adicionais, consiga fechar as contas de forma mais tranquila.