Saiba quais são os 10 filmes cotados para o Oscar 2025
Gladiador 2 está cotado
A seguir, conheça 10 filmes que estão ganhando destaque e são filmes cotados para o Oscar 2025. Produções que têm grandes chances de conquistar uma vaga entre os indicados à maior premiação do cinema mundial.
Filmes cotados para o Oscar 2025
Conclave
“Conclave” é um thriller que explora os bastidores de um conclave papal, abordando política e intrigas entre cardeais. O filme, dirigido por Edward Berger e protagonizado por Ralph Fiennes, tem chances fortes para o prêmio de melhor filme, com prováveis indicações para Fiennes e Stanley Tucci. A estreia no Brasil está prevista para janeiro de 2025.
Nickel Boys
Adaptado do romance “O Reformatório Nickel” de Colson Whitehead, “Nickel Boys” foca nos abusos racistas em um reformatório da Flórida nos anos 60. Dirigido por RaMell Ross, o filme se destaca por seu uso inovador de câmera, o que pode garantir indicações em categorias como edição e cinematografia.
Emilia Pérez
Este drama musical dirigido por Jacques Audiard apresenta Karla Sofía Gascón como uma chefona do crime transgênero que simula a própria morte. Com a atuação de Zoe Saldaña e possíveis indicações nas categorias de atuação e direção, “Emilia Pérez” tem estreia prevista no Brasil em fevereiro de 2025.
Gladiador 2
A aguardada sequência do épico de 2000 conta com Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington no elenco. “Gladiador 2” deve concorrer em categorias técnicas e pode garantir uma indicação para Denzel como melhor ator coadjuvante. A estreia no Brasil ocorre em novembro de 2024.
O Brutalista
Dirigido por Brady Corbet, o épico “O Brutalista” acompanha Adrien Brody como um arquiteto judeu-húngaro em uma jornada após a Segunda Guerra Mundial. A produção de baixo orçamento deve concorrer a prêmios de roteiro e melhor filme, além de uma possível segunda estatueta para Brody. A estreia brasileira é esperada para fevereiro de 2025.
Anora
Em “Anora”, dirigido por Sean Baker, Mikey Madison interpreta uma dançarina de clube de striptease que adentra o mundo dos super-ricos. Com um tom de crítica social, o filme pode ser indicado para melhor roteiro e direção, com Madison em destaque. O lançamento no Brasil está previsto para janeiro de 2025.
A Verdadeira Dor
O drama de Jesse Eisenberg, que estrela e dirige o filme, acompanha dois primos (interpretados por Eisenberg e Kieran Culkin) em uma jornada pessoal na Polônia. O filme trata da herança judaica e de questões emocionais, com uma possível indicação para Culkin como melhor ator coadjuvante. A estreia no Brasil está marcada para janeiro de 2025.
O Quarto ao Lado
Dirigido por Pedro Almodóvar, “O Quarto ao Lado” explora o direito à morte assistida. Com Tilda Swinton e Julianne Moore no elenco, o filme ganhou o Leão de Ouro e tem chances de concorrer em categorias de atuação. O filme já está em cartaz no Brasil.
A Substância
Com Demi Moore no papel de uma ex-estrela de Hollywood que cria um clone de si mesma, “A Substância”, dirigido por Coralie Fargeat, satiriza a indústria do entretenimento. O filme pode concorrer a prêmios de roteiro e melhor atriz, estando disponível no Brasil via Amazon Prime Vídeo e Apple TV+.
Um Completo Desconhecido
A cinebiografia de Bob Dylan, estrelada por Thimothée Chalamet e dirigida por James Mangold, foca nos primeiros anos de Dylan em Nova York. Com alta expectativa para indicações, especialmente para Chalamet, o filme estreia no Brasil em fevereiro de 2025.