Bolsonaro garante candidatura até “morte política ser para valer”
Inelegível, ex-presidente confirma que será candidato nas eleições em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, afirmou nesta terça-feira (12) que continuará se considerando candidato à presidência da República.
Bolsonaro expressou confiança de que poderá reverter sua inelegibilidade, seja por meio da Justiça ou do Congresso. Ele relaciona essa possibilidade aos “ventos da democracia” que, segundo ele, têm favorecido a direita globalmente, como nos recentes cenários políticos dos Estados Unidos e da Argentina.
Leia mais: Pacheco promete engajamento do Congresso no corte de gastos
“A resposta é a mesma: essa partícula ‘se, caso, talvez’ não existe. Eu sou candidato até que a minha morte política seja anunciada para valer. Eles não têm argumento para me tirar da política. A não ser o poder, a força de arbitrariedades contra a minha pessoa,” declarou Bolsonaro, em entrevista ao Metrópoles.
Ele questionou ainda os motivos de sua inelegibilidade, afirmando: “Repito: qual a acusação contra mim? Que eu fiz de errado para não disputar uma eleição? E, se eu sou tão mal assim, deixa eu disputar para perder. É muito simples. Ou estão com medo da minha candidatura?”