sábado, 26 de setembro de 2026
Direitos humanos em Goiás

Apenas 68 municípios goianos têm estrutura de direitos humanos

Goiás tem avançado, mas o desafio da implementação eficaz e abrangente de políticas públicas para minorias ainda persiste

Renata Ferrazpor em
Direitos humanos
Foto: Divulgação/Sedhs

A implementação de políticas públicas efetivas voltadas para Direitos Humanos nos municípios de Goiás revela um cenário preocupante. De acordo com dados recentes da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023, apenas 68 dos 246 municípios goianos informaram ter uma estrutura física específica dedicada à área de direitos humanos. 

Esse número é particularmente alarmante, considerando que o estado, com suas dimensões e desigualdades sociais, poderia e deveria ter uma rede mais robusta para atender a população vulnerável e garantir o cumprimento dos direitos fundamentais.

Em termos comparativos, Goiás segue a tendência observada em outros estados brasileiros, onde a estrutura de direitos humanos continua sendo uma lacuna em muitas regiões. Em todo o Brasil, a proporção de municípios com estrutura organizacional específica para a política de Direitos Humanos caiu drasticamente nos últimos quatro anos. 

O jornal O HOJE conversou com o Ministério Público de Goiás (MPGO), e de acordo com o órgão, o estado tem estrutura, mas por não saber quais os parâmetros que o IBGE utiliza para definir o que pode ser estrutura de Direitos Humanos, as colocações da instituição ficam limitadas.

Isso porque o Estado de Goiás informou ao Município que tem políticas voltadas para diversos grupos, sendo elas ciganos, crianças e adolescentes, idosos entre outros grupos.

Embora Goiás tenha avançado em algumas áreas, como assistência social, ele continua a enfrentar desafios estruturais, como a ausência de Casas-abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e falta de programas voltados para a população em situação de rua.

Esse cenário coloca o estado entre os que não têm políticas estruturadas de apoio a grupos vulneráveis, um reflexo de um descompasso entre as necessidades da população e a capacidade de resposta do poder público.

Em 2019, 44,6% dos municípios do país contavam com tal estrutura, mas, em 2023, esse número diminuiu para 34,1% — uma queda de 10,5 pontos percentuais. O dado revela uma tendência preocupante em relação ao enfraquecimento das políticas públicas de proteção e promoção dos direitos humanos nas esferas locais.

Esse recuo no número de municípios com órgãos responsáveis pela política de direitos humanos reflete uma crise na gestão pública, em que as administrações locais, muitas vezes, não conseguem implementar ações consistentes e eficazes para lidar com questões como violência contra a mulher, acesso a direitos para crianças e adolescentes, e inclusão de pessoas com deficiência. 

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, que abordou temas como segurança pública, assistência social e políticas para a primeira infância, revelou dados ainda mais alarmantes sobre a cobertura das políticas públicas em diversos municípios do país. 

Leia mais: Ministério dos Direitos Humanos lança cartilhas sobre liberdade religiosa

Além da queda na presença de estruturas organizacionais para direitos humanos, a pesquisa também destacou que, entre os municípios com órgãos gestores na área de direitos humanos, as ações voltadas para crianças e adolescentes (86,0%), pessoas idosas (86,1%), mulheres (80,9%) e pessoas com deficiência (78,0%) são as mais frequentemente desenvolvidas. No entanto, esses números também indicam que as políticas para a inclusão de outros grupos, como a população em situação de rua, seguem sendo amplamente negligenciadas.

Além de ser possível observar também uma evolução em algumas áreas. A proporção de municípios com conselhos de direitos humanos e com programas voltados para as crianças e adolescentes tem crescido, mas, de maneira geral, o número de municípios com estruturas organizacionais e recursos adequados para a implementação dessas políticas ainda é muito baixo, especialmente em estados como Goiás

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
direitos humanos Goiás IBGE

Veja também

Centro de Goiânia recebe 4ª promessa de revitalização em dois anos

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá sábado (26) abafado, com máxima de 35°C e céu encoberto

Temperatura mínima será de 23°C, enquanto umidade do ar poderá cair para 30% no período mais qu...
Acidente entre caminhão e carro na GO-244 fere motorista e mata quatro bois em Porangatu

Porangatu

Acidente entre caminhão e carro deixa motorista ferido e quatro bois mortos na GO-244

Motorista do carro teve fraturas na face e nos membros inferiores; caminhão levava 35 bois na carro...
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...
Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

troca de tiros

Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

Homem era monitorado por suspeita de transportar drogas entre Águas Lindas e o Distrito Federal e e...
Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

INVESTIGAÇÃO

Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

Investigação identificou mais de 30 perfis que direcionavam interessados ao Telegram, onde materia...
TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Impasse na saúde da capital

TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Prefeitura terá de manter plantões e serviços nos parâmetros de agosto enquanto apresenta ao Tri...
"Mãe Loira do Funk" troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

TORTUROU O EX

“Mãe Loira do Funk” troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

Segundo a polícia, Verônica Costa tentou despistar as equipes durante o trajeto entre o Rio de Jan...
Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS

Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

Menina estava no colo da mãe e sem cinto de segurança, segundo testemunhas