Entenda como funciona a escala de trabalho na Câmara dos Deputados
Jornada de trabalho dos parlamentares tem se tornado uma polêmica diante da opinião pública, devido a ideia de que os deputados trabalham no formato 3×4
A recente proposta para reduzir a jornada semanal de trabalho para 36 horas trouxe à tona discussões sobre a rotina dos parlamentares na Câmara dos Deputados, com muitos questionando se a escala desses parlamentares seria de “três dias de trabalho para quatro de descanso”.
Mas será que isso é verdade? Entenda como funciona o regime de trabalho na Câmara e as obrigações diárias dos deputados além das sessões ordinárias.
Escala de trabalho na Câmara dos Deputados
De acordo com o Regimento, as sessões legislativas ordinárias acontecem de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro, totalizando três sessões semanais. Esse formato alimenta a ideia de uma escala reduzida, mas é importante observar que o trabalho parlamentar inclui diversas atividades fora do Plenário.
Leia mais: “Natural”, diz Policarpo sobre interesse do MDB na presidência da Câmara Municipal
Durante os períodos de sessões ordinárias, as deliberações acontecem de terça a quinta-feira, a partir das 14h, com duração de cinco horas. Sessões extraordinárias podem ser convocadas em horários adicionais, com até quatro horas de duração.
Já nas segundas e sextas-feiras, ocorrem sessões não deliberativas de debate, nas quais os deputados discutem temas, sem votação. Nessas ocasiões, também podem ser realizadas sessões solenes, que são convocadas pelo presidente da Câmara ou por decisão do Plenário.
Além das sessões, os parlamentares cumprem uma série de atividades fora do Plenário, como atendimentos em gabinetes, participação em seminários, audiências públicas, entrevistas, e encontros com lideranças locais e internacionais. Essas tarefas, somadas às comissões permanentes, especiais e temporárias, compõem a jornada de trabalho dos deputados.