domingo, 16 de agosto de 2026
Envenenamento

O que se sabe sobre caso de açaí envenenado que matou duas crianças no RJ

Duas crianças morreram após ingestão de açaí envenenado no Rio de Janeiro

Micael Mourapor Micael Moura em
O que se sabe sobre caso de açaí envenenado que matou duas crianças no RJ Foto: Divulgação
O que se sabe sobre caso de açaí envenenado que matou duas crianças no RJ Foto: Divulgação

Em outubro, dois meninos, Ythallo Raphael Tobias Rosa, 6 anos, e Benjamim Rodrigues Ribeiro, 7, morreram após ingerirem um açaí envenenado no bairro Cavalcanti, na zona norte do Rio de Janeiro. Ythallo chegou à UPA de Del Castilho, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu em 1º de outubro. Benjamim também foi levado para a UPA e transferido para o Hospital Miguel Couto, onde foi constatada a morte cerebral em 9 de outubro.

O principal suspeito, Rafael da Rocha Furtado, ex-marido da mãe de Benjamim, se entregou à polícia em 12 de outubro. Ele foi acusado de envenenar as crianças. Segundo investigações, Rafael buscou Benjamim na escola e lhe ofereceu o açaí. No caminho para casa, Benjamim dividiu a bebida com Ythallo.

Leia mais: 37 crianças são vítimas de intoxicação ou envenenamento, por dia

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) revelou que as crianças consumiram chumbinho. Amostras de sangue e conteúdo estomacal indicaram a presença de terbufós, substância encontrada em venenos. O laudo preliminar no corpo de Ythallo identificou grânulos de cor amarronzada na traqueia e no estômago, confirmando a presença de chumbinho.

A princípio, a polícia suspeitou que as crianças tivessem sido envenenadas com bombons. Um primo de Ythallo, de 12 anos, afirmou que também foi abordado por uma mulher oferecendo doces, mas não aceitou. No entanto, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) não encontrou evidências dessa mulher.

A Polícia Civil continua investigando o caso, registrado na 44ª DP (Inhaúma). Rafael foi indiciado por homicídio qualificado, conforme a Lei Henry Borel. O mandado de prisão temporária foi cumprido contra ele.

A polícia segue com as investigações e o caso está sendo acompanhado pela Delegacia de Homicídios.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Flamengo vence o Cruzeiro no Maracanã pelo Brasileiro.Flamengo 2 x 0 CruzeiroFotos - @dhavidnor

copa libertadores

Cruzeiro x Flamengo: escalações, horário e onde assistir

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (12), no Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final da...
Leonardo revela qual dos seis filhos mais liga para ele: "Esse aqui é o único"

É AMOR DEMAIS!

Leonardo revela qual dos seis filhos mais liga para ele: “Esse aqui é o único”

Durante apresentação ao lado de Pedro Leonardo, cantor elogiou o primogênito e brincou sobre a fa...
Goiânia terá calor de 33°C e umidade de deserto

clima quente

Goiás tem alerta para calor de até 39°C nesta segunda

O Cimehgo prevê temperaturas elevadas, umidade do ar em torno de 20% e risco crítico para incêndi...
Caturaí Luiz Carlos Sousa

LUTO

Morre aos 61 anos o ex-prefeito de Caturaí Luiz Carlos Sousa

x-prefeito, ex-vereador e atual secretário municipal de Saúde de Caturaí, Luiz Carlos Sousa morre...
horóscopo

astros

Horóscopo de hoje: domingo (9) favorece diálogo, organização e fortalecimento dos relacionamentos

As previsões astrológicas indicam um dia propício para conversas importantes, planejamento financ...
Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

"Hipocrisia tem limite"

Caiado critica Alfredo Gaspar como vice de Flávio Bolsonaro

Candidato do PSD afirma que indicação do deputado entrega "contradição, denúncias e embates jur...
marginal botafogo

marginal

Obra para conter alagamentos na Marginal Botafogo, em Goiânia, esbarra em entraves técnicos

Prefeitura de Goiânia projeta uma bacia de contenção de 18.360 metros quadrados e capacidade para...
Regras para cabos eleitorais exigem mais planejamento nas campanhas

Eleições 2026

Regras para cabos eleitorais exigem mais planejamento nas campanhas

Limites para contratação de equipes foram atualizados pelo TSE e exigirão maior controle dos cand...