Dicas para incorporar almofadas na decoração com elegância e conforto
As almofadas podem embelezar o ambiente, mas é fundamental seguir algumas orientações para evitar erros
As almofadas são um elemento tradicional na decoração, e isso não é à toa. Elas atuam como um item versátil, adaptando-se a diferentes estilos de decoração e trazendo um toque acolhedor e atemporal. No entanto, para que cumpram bem essa função, é essencial saber como utilizá-las adequadamente e assegurar a harmonia do espaço.
Confira alguns truques abaixo para integrar as almofadas na decoração:
Pense em atemporalidade, estampas e tecidos
Com registros históricos que datam a sua presença em civilizações antigas da Mesopotâmia e do Egito, alguns aspectos das almofadas refletem a época em que surgiram. Há algumas décadas, por exemplo, era comum que a estética fosse marcada por babados, franjas e tassel, enquanto em tempos mais recentes, os pontos de tricô e crochê ganharam destaque. Contudo, também é viável optar por estampas e tecidos que permanecem sempre em alta.
Já quando o assunto são os tecidos, suede, algodão, linho e camurça são ótimas escolhas para ambientes internos, enquanto do lado de fora, em varandas e áreas de piscina, é primordial considerar opções impermeáveis.
Acerte nas combinações de cores
Use cores análogas e complementares nas combinações, além de pensar no que cada tom nas almofadas transmite na decoração. Não se esqueça também de pensar nas cores do resto dos itens no ambiente.
Dicas para não errar
Explorar arranjos variados é uma forma criativa de imprimir a personalidade dos habitantes no lar. Segundo Daniela, uma das estratégias é combinar diferentes tonalidades e superfícies. Em relação ao número de almofadas, a escolha deve ser compatível com a área disponível.