Euler Morais surge como favorito para ocupar cargo na gestão Mabel
Economista e ex-deputado federal deve assumir a Secretaria de Planejamento
O economista Euler Morais, doutor pela Universidade de Lancaster, na Inglaterra, é o principal cotado para assumir a Secretaria de Planejamento na gestão do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel.
Natural de Arapuá (MG), Euler foi deputado federal entre 1999 e 2003 e atuou como secretário de Estado no governo de Maguito Vilela, entre 1995 e 1998. Além disso, desempenhou um papel importante na modernização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia durante a gestão de Maguito. Filiado ao MDB, ele mantém uma estreita ligação com o vice-governador Daniel Vilela.
O favoritismo de Euler ganhou força após o ex-deputado federal Francisco Júnior, também cogitado para o cargo, optar por permanecer na presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), vinculada ao governo estadual. No entanto, há especulações de que Francisco poderá integrar a gestão municipal em outra posição.
Leia também: Mabel quer espelhar prefeitura à iniciativa privada
Até o momento, o único nome confirmado na nova equipe é o economista Valdivino de Oliveira, que assumirá a Secretaria de Finanças. Enquanto isso, Mabel destacou que a transição está voltada à formação de uma equipe técnica e eficiente, apta a atender as demandas mais urgentes da capital.
Uma das principais prioridades da futura gestão é a Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar a iluminação pública. O prefeito eleito espera dar início à troca de lâmpadas ainda este ano.