segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Cultura africana

Exposição inédita em Goiânia reúne 390 peças da Coleção África

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Otavio Augustopor em
Exposição inédita em Goiânia reúne 390 peças da Coleção África
Exposição Arte Africana. Foto: Divulgação

A Vila Cultural Cora Coralina, recebe, entre 20 de novembro de 2024 e 6 de abril de 2025, uma exposição inédita em Goiânia. A exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas. A mostra, que conta com a curadoria de Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo da Silva e Danilo Garcia, é uma oportunidade única de conhecer a riqueza da arte tradicional africana, com destaque para as máscaras e esculturas que compõem o acervo da Coleção África.

Exposição inédita em Goiânia

A abertura da exposição será no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com uma programação especial. Das 17h30 às 19h, haverá uma roda de conversa na Sala João Bênnio, com a participação dos curadores Renato Araújo da Silva e Tomas Alvim, além de representantes da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás) e da Secretaria de Estado da Educação. A abertura oficial da exposição ocorre das 19h às 22h, com entrada gratuita e aberta ao público.

Composta por 390 peças da Coleção África, a mostra revela um vasto conjunto de máscaras, esculturas, colheres, pentes, adornos, tecidos e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico. A Coleção África, que reúne objetos colecionados ao longo de cerca de 20 anos, destaca-se pela riqueza estética e cultural, e pela forma como esses artefatos refletem os significados simbólicos e históricos de várias culturas africanas.

Além disso, a exposição traz à tona as conexões entre as culturas africanas e a formação da identidade brasileira. Para os organizadores, essas peças têm grande importância, não apenas por sua estética, mas também pelos valores culturais e espirituais que transmitem. As máscaras, por exemplo, são vistas como portais de uma cultura ancestral, conectando o presente ao passado e aos espíritos do continente africano.

Outro aspecto relevante da exposição é o fato de ela ser a primeira desse gênero a ser realizada na capital goiana, o que representa um marco na divulgação da arte africana no Brasil. Entre as peças em exibição, estão também utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos, que demonstram a engenhosidade e a sensibilidade artística dos povos africanos.

Para o público escolar, a exposição oferece uma oportunidade especial. A partir de 21 de novembro de 2024, serão disponibilizadas visitas guiadas para escolas e grupos interessados, que podem agendar suas visitas pelo e-mail oficial da Vila Cultural Cora Coralina. Algumas escolas estaduais terão ainda a possibilidade de participar de oficinas culturais ministradas pelo Núcleo Ciranda da Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Exposição inédita em Goiânia
Máscaras africanas. Foto: Reprodução/ redes sociais

Arte Africana: Máscaras e Esculturas também promete ser uma vitrine para a valorização da cultura africana, revelando a extraordinária sofisticação e diversidade de suas manifestações artísticas. A exposição é mais que uma mostra de arte, é uma forma de explorar mitos, histórias e saberes que moldaram e continuam a influenciar o mundo contemporâneo.

Serviço:
Exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas
Onde: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 3 esquina com a Rua 23, s/n, Setor Central, Goiânia
Abertura: 20 de novembro de 2024, das 19h às 22h
Visitação: 21 de novembro de 2024 a 6 de abril de 2025
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
africa Anápolis Aparecida de Goiânia Brasil Cora coralina Cultura exposição Goiânia Goiás

Veja também

Tribunal de Justiça de Goiás autoriza novo concurso para 2027

Concurso Público

Tribunal de Justiça de Goiás autoriza novo concurso para 2027

Seleção deve contemplar analista judiciário nas áreas Judiciária e de Apoio Judiciário e Admin...
Estudante de 22 anos é encontrada morta em prédio onde vivia com namorado em Fortaleza

INVESTIGAÇÃO

Estudante de 22 anos é encontrada morta em prédio onde vivia com namorado em Fortaleza

Isabelle Caracristi foi encontrada na área externa do prédio, na Aldeota; câmeras registraram o n...
Mutirama

MUTIRAMA

Prefeitura de Goiânia abre licitação de R$ 1 milhão para novos brinquedos no Mutirama

Projeto prevê área sensorial acessível para crianças com TEA, além de novos brinquedos, pisos d...
Goiânia

REFORMA TRIBUTÁRIA

Goiânia e cidades da região criam rede para integrar fiscalização tributária

Acordo reúne cinco municípios e o MP-GO para ampliar o intercâmbio de informações e preparar ad...
Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

SAÚDE PÚBLICA

Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

Enquanto o governador cita regionalização do atendimento, pacientes do Araújo Jorge precisam viaj...
casamento

ESTELIONATO SENTIMENTAL

Homem é condenado após separação 29 dias depois do casamento em Goiás

Ex-esposa afirmou ter arcado sozinha com despesas do casamento, lua de mel e casa; Justiça fixou in...
Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

TRAGÉDIA

Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

Menino estava desaparecido desde sexta-feira (18), quando caiu na água junto com o pai, que também...
Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

CARGA SAQUEADA

Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

Cerca de 50 caixas eram transportadas para Goiás quando veículo se envolveu em uma colisão que ma...