G20: esquema de segurança terá cerca de 26 mil agentes
Decreto da Garantia da Lei e da Ordem entrou em vigor na última quinta-feira (14)
O G20 no Rio de Janeiro contará com um rigoroso esquema de segurança para receber autoridades estrangeiras. A Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada nesta quinta-feira (14), deu às Forças Armadas poderes de polícia na cidade durante o evento.
O encontro das maiores economias do mundo reunirá 50 delegações e representantes de 15 organismos internacionais. Cerca de 26.000 agentes atuarão no esquema de segurança, incluindo policiais federais equipados, pela primeira vez, com câmeras corporais, segundo informações do G1. Um corredor de segurança foi criado na região onde ocorrerão as atividades.
Leia mais: Bancada goiana reage a atentado na Praças dos Três Poderes
A delegação dos Estados Unidos, chefiada pelo presidente Joe Biden, contará com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apoio logístico fornecido diretamente pelo governo norte-americano para garantir a segurança durante a visita.
Já a delegação chinesa, liderada pelo presidente Xi Jinping, solicitou uma série de medidas, como varreduras nos 400 quartos ocupados por sua equipe, o uso de cães farejadores, vigilância de atiradores de elite e o isolamento de uma área da praia. Fuzileiros navais serão responsáveis pela proteção da comitiva.