O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Pesquisa

Governo de Goiás e UFG se juntam para mapear a diabetes na população

Pesquisa avalia complicações da diabetes. O novo estudo promete oferecer informações mais precisas para o estado

Postado em 16 de novembro de 2024 por Letícia Leite
Atualmente, a detecção dos casos de diabetes é realizada com base nos dados do sistema Vigitel, um levantamento nacional feito por meio de consultas telefônicas. Foto: SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu uma parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG) a fim de conduzir um estudo inovador que revelará a verdadeira prevalência do diabetes no estado. A pesquisa, solicitada pela SES à UFG, visa mapear a população diagnosticada com essas condições e analisar as complicações relacionadas à doença.

Atualmente, a detecção dos casos de diabetes é realizada com base nos dados do sistema Vigitel, um levantamento nacional feito por meio de consultas telefônicas. Contudo, o novo estudo promete oferecer informações mais precisas para o estado de Goiás.

“O levantamento feito de maneira conjunta entre SES e a UFG permitirá conhecer os números de maneira mais fidedigna. Isso poderá mudar a cara da política pública para tratar essa doença tão grave”, destacou o secretário adjunto de Saúde, Sérgio Vencio.

Marcos Ávila, presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof,  ressalta a importância de uma metodologia eficaz para medir a incidência de diabetes, sendo um assunto debatido há anos, mas sem uma solução satisfatória até o momento.

“Além de apontar a quantidade de pessoas com diabetes, o estudo vai mostrar o risco maior das consequências da doença. Esse estudo vai ser útil para todo o país, para o SUS”, afirmou Ávila.

O projeto, liderado pelo professor Thiago Rangel, começará em Guapó, na região metropolitana de Goiânia, e contará com uma análise estatística minuciosa realizada pela UFG. A SES apoiará com dados de saúde, suporte laboratorial e colaboração na regulação e insumos para a etapa de campo.

O Cerof conduzirá um mutirão oftalmológico em Guapó, com exames de retinografia, para detectar problemas oculares decorrentes da diabetes. O processo será replicado em outro município goiano ainda a ser definido. A expectativa é que a iniciativa, em fase final de ajustes, tenha início nos próximos meses.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também