Brasil x Uruguai: onde assistir, arbitragem e escalações
Brasil enfrenta Uruguai em jogo decisivo, buscando vitória para se aproximar da líder Argentina
A Seleção Brasileira realizou nesta segunda-feira (18), seu último treino em Salvador antes do confronto decisivo contra o Uruguai, marcado para esta terça-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Sob pressão para garantir sua vaga no próximo Mundial, a equipe comandada por Dorival Júnior teve um treino tático no Barradão, no qual o técnico fez algumas observações importantes, mas manteve a formação básica que deve entrar em campo contra a Celeste, com a exceção de uma única mudança: a entrada de Danilo na lateral-direita, substituindo o suspenso Vanderson.
Durante o treino, Dorival Júnior realizou algumas atividades setorizadas, nas quais observou, de perto, o desempenho de alguns jogadores em situações específicas de jogo. Um dos principais pontos focados pelo treinador foi o trabalho defensivo e a saída de bola, no qual André foi testado no setor defensivo, especialmente nas jogadas de construção a partir da defesa. Além disso, Dorival observou Luiz Henrique mais centralizado entre os atacantes, enquanto Igor Jesus alternava entre os espaços, criando movimentação ofensiva. Por outro lado, Savinho manteve sua posição como extremo pela direita.
A formação que deve iniciar a partida contra o Uruguai é praticamente a mesma das últimas rodadas. A tendência é que o Brasil entre em campo com Ederson no gol, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner na defesa, Gerson e Bruno Guimarães no meio de campo, com Raphinha, Savinho e Vinícius Júnior no ataque, e Igor Jesus como centroavante.
Leia mais: Dragão finaliza preparação em Curitiba nesta terça feira (19) para pegar o Athlético-PR
Entretanto, apesar dos testes e observações táticas, a principal novidade na equipe foi a volta de Danilo, lateral-direito que não vinha sendo titular nas últimas partidas devido à boa fase de Vanderson. O jogador da Juventus assume a posição de titular para o duelo contra o Uruguai, uma vez que Vanderson recebeu o segundo cartão amarelo no empate contra a Venezuela e está suspenso.
A lateral direita da seleção brasileira é um dilema para os treinadores que passaram pelo comando do time nos últimos anos. Além disso, Danilo tem sido muito contestado por alguns torcedores, e levanta questionamentos sobre suas aparições nas convocações de Dorival Júnior.
O confronto contra o Uruguai será importante para as ambições do Brasil nas Eliminatórias. Com 17 pontos conquistados até o momento, a Seleção Brasileira ocupa a quarta posição na tabela de classificação e precisa dos três pontos para continuar na briga por uma das vagas diretas para a Copa de 2026.
O Brasil tem pela frente uma seleção do Uruguai que ocupa a segunda posição, com 19 pontos, após vencer a Colômbia na rodada anterior. O retrospecto entre as duas equipes é favorável ao Brasil, que venceu 38 das 80 partidas disputadas contra o Uruguai.
Ficha técnica
Data: 19 de novembro de 2024 – terça-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova – Salvador, Bahia
Transmissão: TV Globo (aberta), canais SporTV (fechada) e Globoplay (streaming).
Arbitragem
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Assistentes: Claudio Urrutia (Chile) e José Retamal (Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
Prováveis escalações:
Brasil
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Gerson e Bruno Guimarães; Savinho, Raphinha e Vinícius Junior; Igor Jesus.
Técnico: Dorival Júnior.
Uruguai
Uruguai: Rochet; Nández, Giménez, Santiago Bueno, Olivera; Federico Valverde, Manuel Ugarte, Bentancur; Pellistri, Maximiliano Araújo e Darwin Núñez.
Técnico: Marcelo Bielsa.