O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
alerta

Detran-GO alerta para novo golpe que envia falsas notificações de multa

As tentativas de fraude são realizadas por meio de mensagens, além de sites falsos que simulam os canais oficiais

Postado em 19 de novembro de 2024 por Luana Carvalho
As tentativas de fraude são realizadas por meio de mensagens, além de sites falsos que simulam os canais oficiais. | Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta para informar a população sobre um novo golpe que utiliza notificações falsas de multas e suspensões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As tentativas de fraude são realizadas por meio de mensagens enviadas via SMS, WhatsApp e e-mail, além de sites falsos que simulam os canais oficiais da autarquia.

Para evitar cair nesses golpes, o Detran-GO reforça a importância de não clicar em links desconhecidos e buscar informações exclusivamente pelos canais oficiais. Os serviços do órgão podem ser acessados pelo site , pelo Portal Expresso ou pelo aplicativo DETRAN GO ON. Todos esses acessos exigem autenticação por meio da plataforma Gov.br, garantindo maior segurança para o usuário.

O Detran-GO esclarece que não envia boletos de pagamento de IPVA diretamente aos motoristas. Esses documentos devem ser gerados apenas no Portal Expresso, pelo aplicativo ou presencialmente nas unidades de atendimento, como Vapt Vupt e Ciretrans.

Comunicação oficial

As notificações de multas e outras sanções administrativas realizadas pelo Detran-GO são enviadas exclusivamente por meio dos Correios. Para maior segurança, a autarquia orienta que os usuários instalem o aplicativo DETRAN GO ON, que permite consultar a situação da CNH e de veículos, além de manter o condutor informado sobre eventuais pendências.

Caso um motorista seja vítima de algum golpe, o Detran-GO recomenda registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito de forma presencial em delegacias da Polícia Civil ou pela delegacia virtual. Essas medidas são essenciais para garantir que os casos sejam investigados e para evitar que mais pessoas sejam lesadas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também