O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
DESCOBERTAS

Astrônomos se aproximam da descoberta de um novo planeta no Sistema Solar

Pesquisas indicam a existência de um corpo celeste além de Plutão que pode redefinir nosso entendimento do universo

Postado em 19 de novembro de 2024 por Thais Aires

“Eu de Marte, tu de Plutão. Eu planeta, você não.” Assim como na música Você Não É Mais Planeta, do grupo Plutão Já Foi Planeta, o Sistema Solar também enfrenta um dilema de diferenças e descobertas. Astrônomos liderados por Mike Brown, o cientista conhecido por destituir Plutão de sua condição de planeta, avançam na investigação de um corpo celeste que pode ocupar o posto de nono planeta.

Chamado de Planeta X ou Planeta Nove, ele teria tamanho suficiente para exercer influência gravitacional sobre pequenos objetos na região além de Netuno, um fenômeno observado há décadas. 

A confirmação dessa hipótese, no entanto, enfrenta desafios. A imensa distância e a órbita extensa dificultam o rastreamento e a visualização direta do Planeta Nove. Ainda assim, avanços tecnológicos prometem clarear esse mistério. Um telescópio de última geração, previsto para entrar em operação em 2025, poderá não apenas localizar o planeta, mas também estudar o comportamento gravitacional de corpos celestiais próximos.

“Se encontrarmos outro planeta, seria realmente algo grande”, afirma Malena Rice, professora de astronomia da Universidade de Yale. “Essa descoberta pode revolucionar nosso entendimento do Sistema Solar e de sistemas planetários como um todo.”

Enquanto céticos apontam para a falta de evidências conclusivas, o debate sobre a existência do Planeta Nove aquece a comunidade científica, reforçando o potencial dessa descoberta para remodelar os limites do conhecimento humano sobre o universo.

 

 

 

 

Leia também: Vivem na Terra? Cientistas de Harvard sugerem que Extraterrestres já habitam o planeta

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também