O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Racismo

“Somente para brancos”: alunos denunciam racismo em faculdade de SP

Estudantes denunciam professor após cartaz com mensagem racista em faculdade

Micael Silvapor Micael Silva em 20 de novembro de 2024
“Somente para brancos”: alunos denunciam racismo Foto: Reprodução
“Somente para brancos”: alunos denunciam racismo Foto: Reprodução

Alunos do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), na Região Metropolitana de São Paulo, relataram um caso de racismo envolvendo um professor. Um cartaz com a frase “entrada permitida somente para brancos” foi encontrado na porta de uma sala de aula, no início de novembro. O recado teria sido colocado por um docente de Sociologia e Antropologia durante uma simulação de segregação racial.

A Secretaria da Segurança Pública registrou a ocorrência no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo. Após investigação, a polícia concluiu que não houve ato criminoso. No entanto, o caso gerou grande repercussão entre os estudantes. Eles denunciaram o ocorrido e procuraram o advogado Juliano Amaral, ex-aluno da instituição, para cuidar da situação.

O advogado afirmou que a situação gerou “muito constrangimento” e acrescentou um vídeo ao boletim de ocorrência. Nele, o professor que organizou a tarefa se justificou e repreendeu os alunos por registrarem os fatos. Durante o vídeo, o docente afirmou: “Alguém desinformado poderia ter batido na porta e perguntado. Mas alguém tirou uma foto e colocou nas redes da faculdade, gerando um caos”.

Leia mais: Mãe e filha sofrem racismo e são impedidas de sair de bar, em Goiânia

A FDSBC não aplicou punições sobre o ocorrido. Amaral disse que a faculdade apenas fez uma reunião e não deu atenção ao caso. A instituição não respondeu ao contato do Metrópoles até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Estudantes da faculdade, em prints de um grupo de WhatsApp obtidos pelo Metrópoles, criticaram o trabalho. Um aluno opinou: “Achei que ele [o docente] ia barrar essas coisas”. Outro comentou: “Parte do problema vem da proposta dada pelo professor”. Um terceiro afirmou: “Mesmo em um contexto de apresentação, colar uma mensagem desse tipo na porta de uma sala é sem noção”.

Em outros registros, alunos do período noturno relataram que o professor se desculpou, explicando que a mensagem fazia parte de uma atividade de grupo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também