Relembre as conquistas e compromissos do presidente reeleito da OAB-GO, Rafael Lara
Advogados reelegeram jurista para o triênio 2025-2027. Resultado, que desbancou as candidaturas de Bruno Pena e Pedro Miranda, foi alcançado em eleição inédita, em formato online
Por Felipe Cardoso e Yago Sales
Rafael Lara Martins foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB Goiás) na eleição que ocorreu na tarde da última terça-feira, 19. Os advogados de Goiás reelegeram Rafael Lara para o triênio 2025-2027 em primeira eleição no formato online. A chapa de Lara obteve 80,3% dos votos válidos.
Lara, que já ocupa a presidência da OAB-GO, obteve uma margem expressiva, superando a votação que recebeu na eleição anterior. Ele conquistou o apoio não só de seu principal adversário da eleição passada, Pedro Paulo de Medeiros, mas também de ex-presidentes da entidade, como Felicíssimo Sena, Henrique Tibúrcio e Lúcio Flávio de Paiva.
Os candidatos adversários, Bruno Pena e Pedro Miranda, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Pena, advogado eleitoralista, obteve 13,7% dos votos, enquanto o criminalista Miranda recebeu 5,93% dos votos válidos.
Ao discursar logo após o resultado da votação ser oficializado, Lara destacou que continuará priorizando a valorização da advocacia goiana, com programas de capacitação profissional, expansão de serviços oferecidos pela OAB-GO e a defesa das prerrogativas da classe. Sua campanha foi focada na continuidade e no fortalecimento de projetos iniciados durante seu primeiro mandato.
Pré e pós-eleição
Dias antes da eleição, Rafael Lara esteve na redação do jornal O Hoje onde compartilhou as conquistas dos últimos anos, bem como os planos traçados para os próximos três anos de mandato, caso terminasse reeleito, como ocorreu ontem.
Durante a sabatina apresentada pelos jornalistas Felipe Cardoso e Herbert Alencar, o jurista declarou, primeiro, que a pauta das prerrogativas foi o “compromisso número um” dos últimos anos. “Essa é a pauta mais importante para a advocacia não só de Goiás, mas do Brasil. E nesse quesito, a gente tem avançado e conquistado muito. Me lembro quando assumi a presidência da Ordem, em 2021, que a advocacia nem conseguia atender um cliente no sistema prisional. Precisávamos de agendamento. Logo no início derrubamos essa realidade”.
Leia mais: Bruno Pena celebra campanha e promete oposição firme na OAB-GO
E continuou: “Também fizemos algo que há muito tempo era sonhado pelas subseções, que é a interiorização da nossa procuradoria de prerrogativas. Fizemos uma seleção, foram realizadas provas e ocupamos os espaços para procuradores de prerrogativas nas regionais. Atuamos em praticamente todos os casos que chegaram pra Ordem. (…) As prerrogativas representaram a principal bandeira da nossa gestão”.
Durante a sabatina, o presidente foi perguntado sobre o seu principal compromisso caso terminasse reconduzido. “Sempre digo que a OAB está em constante mutação e adequação da realidade. As demandas da advocacia são dinâmicas. É um ente em movimento. Então vamos trabalhar em primeiro lugar pela manutenção das conquistas que tivemos. Não vamos abrir mão das nossas conquistas, e continuaremos dando respostas rápidas à advocacia.”