O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 21 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Após reunião com Lula

Xi Jinping comemora relação com governo brasileiro

Presidente chinês afirmou que relação entre os países vive melhor momento de sua história

Postado em 20 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Xi Jinping comemora relação com governo brasileiro
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira (20), durante sua visita de Estado ao Brasil, que a relação entre os dois países vive o seu melhor momento histórico. Recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, os líderes celebraram a assinatura de 37 novos acordos bilaterais que reforçam a parceria estratégica.

“Mantive uma reunião cordial, amistosa e frutífera com o presidente Lula. Fizemos uma retrospectiva do relacionamento da China com o Brasil ao longo dos últimos 50 anos. Coincidimos que este relacionamento está no melhor momento da história. Possui uma projeção global estratégica e de longo prazo cada vez mais destacada. E estabeleceu um exemplo para avançarem juntos com solidariedade e cooperação, entre os grandes países em desenvolvimento”, declarou Xi Jinping à imprensa.

Leia mais: Xi Jinping chega no Palácio da Alvorada recebido por Lula

A agenda em Brasília ocorre após a participação de Xi Jinping na Cúpula do G20, encerrada na última terça-feira (19) no Rio de Janeiro. A visita também retribui a ida de Lula à China em abril de 2023, reforçando os laços entre as duas nações em um ano que marca os 50 anos de relações diplomáticas.

A China, principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, é responsável por mais da metade do superávit comercial brasileiro anual.

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também