Argentinos levam vantagem sobre brasileiros em finais da Sul-Americana
Cruzeiro e Racing decidem no próximo sábado (23), às 17h (horário de Brasília), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, o título da Copa Sul-Americana
Cruzeiro e Racing decidem no próximo sábado (23), às 17h (horário de Brasília), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, o título da Copa Sul-Americana 2024. O confronto será a sexta final da história do torneio entre equipes brasileiras e argentinas, com os hermanos levando vantagem no retrospecto.
Argentinos contam com 3 vitórias
Dos cinco duelos anteriores, os clubes argentinos venceram três, enquanto os brasileiros triunfaram em dois. O Internacional foi o primeiro a superar um rival argentino na competição. Em 2008, o Colorado conquistou o título ao bater o Estudiantes por 1×0 no Beira-Rio, após empate por 1×1 na Argentina. Quatro anos depois, o São Paulo garantiu o troféu com uma vitória por 2×0 sobre o Tigre, no Morumbi, após um empate sem gols no jogo de ida.
Leia mais: Dragão pode interferir no resultado do Campeonato Brasileiro 2024
Por outro lado, o Independiente se destacou ao vencer dois brasileiros em finais. Em 2010, o clube de Avellaneda superou o Goiás nos pênaltis, após derrota por 2×0 no Brasil e vitória por 3×1 na Argentina. Já em 2017, derrotou o Flamengo por 2×1 no primeiro jogo e garantiu o título com um empate por 1×1 no Maracanã. O Lanús completa a lista com sua conquista em 2013, ao vencer a Ponte Preta após um empate por 1×1 no Brasil e triunfo por 2×0 em casa.
Se o Cruzeiro vencer o Racing, igualará o retrospecto entre os países e trará o terceiro título para o Brasil contra rivais argentinos. A decisão promete ser histórica e emocionante.