Matt Gaetz desiste de nomeação para cargo no governo Trump
Deputado republicano acusado de má conduta sexual abre mão de indicação do presidente eleito dos EUA
O deputado republicano Matt Gaetz anunciou nesta quinta-feira (21) que desistiu de sua nomeação para a Procuradoria-Geral dos Estados Unidos. Indicado por Donald Trump, Gaetz afirmou que sua confirmação estava “se tornando uma distração” para a transição da nova administração.
Envolvido em polêmicas, Gaetz é alvo de investigações do Comitê de Ética da Câmara e foi acusado de pagar por sexo com uma menor de idade, além de ser investigado por tráfico sexual pelo Departamento de Justiça, que não apresentou denúncia.
Leia também: Reeleição de Trump provoca crise de audiência na CNN e MSNBC
A decisão veio após um impasse no Comitê de Ética e reuniões com senadores, cujo apoio seria indispensável. Trump considerava o cargo essencial para implementar medidas como deportações em massa e o perdão de envolvidos nos ataques ao Capitólio.
Gaetz, aliado fiel de Trump, é uma figura polarizadora no Partido Republicano. Em 2023, ajudou a destituir Kevin McCarthy da presidência da Câmara e, neste ano, defendeu penas mais brandas para os participantes do ataque de 6 de janeiro. Apesar das controvérsias, foi reeleito para seu quinto mandato na Flórida.