O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Agressão

Homem negro é agredido com cintadas em Itaúna; caso é investigado pela polícia

Homem em situação de rua sofre agressão e investigação apura intolerância racial

Postado em 21 de novembro de 2024 por Micael Silva
Homem negro é agredido com cintadas em Itaúna Foto: Divulgação
Homem negro é agredido com cintadas em Itaúna Foto: Divulgação

Um homem negro foi agredido com cintadas nas costas por um homem branco em Itaúna, região Centro-Oeste de Minas Gerais. O caso ocorreu em frente a um bar no Centro da cidade. A agressão foi gravada e compartilhada na internet, gerando repercussão.

A vítima foi identificada como uma pessoa em situação de rua e, segundo o agressor, era usuária de drogas. A data exata da agressão ainda não foi confirmada, pois não houve registro de Boletim de Ocorrência. A Polícia Civil investiga o caso.

No vídeo, o agressor faz comentários desconexos, mencionando temas como eleições nos EUA, Lula e Bolsonaro. Ele retira o cinto da calça e afirma: “Dez reais e ele vai deixar eu dar duas lapadas”. Durante a gravação, ele agride a vítima com três golpes e pergunta: “Tá gravando?”. Risadas de uma pessoa são ouvidas ao fundo,veja o vídeo.

Leia mais: Casal é preso em Orizona suspeito de tráfico e agressão a adolescente de 15 anos

Após o ato, o agressor declara: “Deus é mais”. Ele também justificou que daria o dinheiro para a vítima comprar drogas. A Polícia Militar informou que comunicou o caso à Polícia Civil, que identificou o suspeito como morador de Pará de Minas, cidade vizinha. Ele será intimado a depor.

O agressor pode responder por lesão corporal e intolerância racial. Segundo o advogado Maciel Lúcio, da OAB em Divinópolis, esse tipo de crime ocorre quando há violência baseada na negação da identidade de uma pessoa por sua pertença a um grupo étnico-racial.

Maciel destacou a gravidade do caso e a necessidade de conscientização. Ele citou a recente celebração do Dia da Consciência Negra como um marco importante na luta contra o racismo. A investigação segue em andamento, e o desfecho do caso dependerá da apuração das autoridades competentes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também