MPGO recomenda torcida única em Atlético-GO x Palmeiras para evitar confrontos
A preocupação é a possibilidade de violência, considerando a rivalidade entre a torcida Mancha Alviverde, do Palmeiras, e a Máfia Azul, do Cruzeiro, aliada da Dragões Atleticanos.
O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a partida entre Atlético Goianiense e Palmeiras, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, seja realizada com torcida única. O confronto está marcado para este sábado (23), às 19h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
O que ocasionou o pedido do MPGO
A recomendação foi emitida pelo promotor de Justiça Sandro Henrique Silva Halfeld Barros, responsável pelo Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) do MPGO. A principal preocupação é a possibilidade de violência, considerando a rivalidade entre a torcida Mancha Alviverde, do Palmeiras, e a Máfia Azul, do Cruzeiro, aliada da Dragões Atleticanos, organizada do Atlético-GO.
Um relatório do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos indicou alto risco de confrontos devido a essas rivalidades e apontou limitações estruturais do Estádio Antônio Accioly, que não dispõe de acessos exclusivos para torcedores visitantes. A recomendação visa garantir a segurança do evento, tanto para torcedores quanto para os profissionais envolvidos.
Leia mais: Dragão pode interferir no resultado do Campeonato Brasileiro 2024
O promotor destacou ainda que, conforme o artigo 179 da Lei Geral do Esporte (Lei n. 14.597/2023), a prevenção da violência nos esportes é uma responsabilidade conjunta do poder público, das organizações esportivas e dos próprios torcedores.
A CBF ainda não divulgou se atenderá à recomendação do MPGO.