OMC: Inteligência artificial pode impulsionar comércio global em até 14% até 2040
Adesão conjunta de países é essencial para maximizar benefícios, diz relatório
A adoção de inteligência artificial (IA) tem o potencial de aumentar o comércio global em 14% até 2040, segundo relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado nesta quinta-feira (21/11). No entanto, a efetividade desse avanço dependerá da capacidade de economias desenvolvidas e emergentes em adotarem a tecnologia de maneira coordenada.
De acordo com o estudo, um cenário de “divergência tecnológica” — no qual o acesso à IA é desigual entre os países — pode reduzir pela metade os ganhos previstos, limitando o crescimento do comércio global a apenas 7%. A OMC destaca que a cooperação internacional será fundamental para explorar todo o potencial econômico da tecnologia.
A IA tem capacidade de reduzir custos, aumentar a produtividade em diferentes setores e remodelar os padrões tradicionais do comércio global. A organização prevê que o comércio de serviços digitais será particularmente beneficiado, com crescimento estimado em 18% até 2040. Além disso, novas categorias de bens, como veículos elétricos e robôs, devem surgir com maior força no mercado.
Leia mais: PF deve indiciar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022
Comércio global verde
Para Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC, a adoção conjunta da IA pode também impulsionar a transição verde, otimizando recursos e reduzindo a pegada de carbono das cadeias de suprimento globais. “Falhar em difundir tecnologias de IA entre diferentes economias pode significar deixar de lado muitos dos ganhos potenciais”, afirmou a dirigente.
A OMC aponta que a IA pode melhorar processos logísticos, facilitar o gerenciamento de cadeias de suprimento e reduzir barreiras linguísticas em controles de fronteira. Ferramentas baseadas na tecnologia também têm o potencial de oferecer análises de dados em tempo real, insights preditivos e automação em decisões comerciais.
O relatório ressalta a necessidade de políticas que estimulem a inovação e promovam a inclusão tecnológica em todos os níveis, com foco em aumentar a cooperação global e minimizar desigualdades no acesso à IA.