Crianças desaparecidas são encontradas após dois anos em cidade de fronteira nos EUA
Três crianças desaparecidas em 2022 foram encontradas vivas na fronteira Arizona-Utah
Três crianças desaparecidas desde outubro de 2022 foram localizadas vivas em Fredonia, Arizona, uma cidade próxima à fronteira com Utah, nos Estados Unidos. Eles estavam sob custódia de familiares que permaneceram escondidos por dois anos.
O desaparecimento ocorreu no Condado de Beaver, Utah. A mãe das crianças liderou os esforços de busca durante esse período. Uma denúncia recebida pela polícia em agosto deste ano designado o paradeiro do trio, encerrando o caso na cidade deserta ao sul da fronteira.
As crianças viviam em uma igreja associada ao movimento fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias. O grupo é descrito como envolvido em atividades ilegais, incluindo tráfico de pessoas, casamentos infantis e abandono de menores. As investigações confirmaram que os familiares envolvidos na ocultação das crianças tinham conexões com a comunidade religiosa.
Leia mais: Homem é encontrado sem vida em telhado e corpo é resgatado pelos Bombeiros em Anápolis
A polícia acredita que o pai das crianças esteve envolvido no desaparecimento. Ele segue foragido. A avó e uma tia, que ajudaram a esconder as crianças, foram presas.
O Departamento de Polícia de Fredonia divulgou um comunicado agradecendo o apoio recebido durante as investigações. As crianças foram devolvidas à mãe, que atualmente cuida delas.
“Queremos agradecer a todos os que desenvolveram para localizar as crianças. Elas estão seguras com a mãe, enquanto a investigação prossegue”, informou o comunicado.
Fredonia tem uma população de pouco mais de 1.200 habitantes, segundo dados do censo. A cidade é conhecida como ponto de acesso à Borda Norte do Grand Canyon.
O caso reacendeu debates sobre os movimentos religiosos que operam à margem da lei na região. O líder do grupo, Warren Jeffs, está preso por abuso sexual de menores, mas histórias sobre suas práticas continuam surgindo.
Briell Decker, ex-membro do movimento, relatos de experiências de controle e abuso. Ela revelou que foi forçada a se casar aos 18 anos com Jeffs, considerado o profeta do grupo.
As crianças desaparecidas foram finalmente localizadas graças à denúncia que permitiu às autoridades identificar sua localização. O caso ainda está em investigação para determinar responsabilidades.