O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Infrações

Infrações e multas aplicadas saltaram 4,79%, aponta Detran

Em Goiás, o número de multas em 2023 saltou de 536.727 registradas para 562.446 neste ano

Postado em 23 de novembro de 2024 por Micael Silva
Na categoria de infrações por município, Goiânia lidera com 402.956 multas aplicadas em um ano Foto: Divulgação/Detran Goiás
Na categoria de infrações por município, Goiânia lidera com 402.956 multas aplicadas em um ano Foto: Divulgação/Detran Goiás

Os dados sobre infrações de trânsito no Brasil, divulgados pelo Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), revelam informações significativas sobre a situação do trânsito no país. Em 2023, mais de 21 milhões de infrações foram registradas, refletindo a contínua preocupação com a segurança viária e o comportamento dos motoristas. Em fevereiro de 2024, já foram registrados mais de 6 milhões de infrações, o que indica um padrão elevado de infrações logo no início do ano.

Em Goiás, o número de multas aumentou 4,79% em 2023 a 536.727 registradas em 562.446 neste ano. Na categoria de multas por município, Goiânia lidera com 402.956 multas aplicadas , Anápolis ocupa o segundo lugar com 83.189 , e Aparecida de Goiânia está em terceiro lugar com 72.154 multas .O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, comentou sobre a postura dos motoristas em relação às regras de trânsito e o aumento no número de multas aplicadas: “Os números refletem, pelos milhões de autuações, um desdém do motorista com a legislação de trânsito, considerando que as multas, atualmente, possuem valores irrisórios.”

Entre os fatores que agravam a situação estão a direção sob o efeito do álcool, o desrespeito às normas de trânsito e o excesso de velocidade. A Lei Seca, em vigor há 15 anos, registrou mais de 1 milhão de infrações relacionadas ao consumo de álcool no período analisado.

De acordo com um levantamento do Detran-GO, os carros lideram em número de multas por tipo de veículo, com 10.373.763 infrações registradas. Em seguida, aparecem os caminhonetes, com 3.010.714 multas, motocicletas com 2.726.437, camionetas com 882.722 e caminhões com 675.961 infrações.

Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), divulgados no Anuário da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), revelam que mais de 21,1 milhões de infrações foram registradas em todo o Brasil em 2023. O levantamento destaca os comportamentos mais recorrentes que colocam em risco a segurança no trânsito.

A infração mais cometida no ano foi o excesso de velocidade , reafirmando-se como um dos principais fatores de risco no trânsito. Em segundo lugar, está o avanço do sinal vermelho, outra conduta perigosa com impacto direto nos índices de acidentes.

Outros pontos comuns incluem não usar o cinto de segurança , uma medida básica de proteção frequentemente negligenciada, além de estacionar em locais proibidos , dificultando a mobilidade urbana. Por fim, circular em faixas exclusivas para transporte público completa o ranking, um comportamento que afeta a eficiência do transporte coletivo.

O alto volume de infrações evidencia a necessidade de campanhas educativas e ações mais rigorosas de fiscalização. Especialistas apontam que o reforço no cumprimento das leis é essencial para reduzir os índices de acidentes e melhorar a convivência nas vias públicas.

O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, relatou o aumento das autuações à postura dos motoristas nas vias: “O aumento das autuações é reflexo da conduta do condutor. Não é à toa que temos registros batidos no número de mortes e acidentes.

Delegado Waldir, destacou os esforços do órgão para conscientizar os motoristas por meio de ações educativas: “O Detran tem realizado quase que mensalmente campanhas educativas, muitas delas de grande impacto e reflexão, como a exposição de veículos tombados , cruzes feitas com motocicletas e outras cenas emblemáticas que simulam cenários de guerra. Essas campanhas visam conscientizar o cidadão sobre a importância de um trânsito mais seguro.”

Waldir, ressaltou que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes esferas de governo: “O Detran não tem papel único nessa questão; trata-se de uma responsabilidade tripartida. Nas rodovias federais, a responsabilidade é no âmbito estadual, como mencionei anteriormente, esse trabalho é realizado pela Polícia Militar, com parcerias recentes com o GCM Já no nível municipal, cabe às prefeituras identificarem suas atribuições específicas nas políticas públicas externas para a segurança viária”.

Ele também destacou os investimentos realizados pelo órgão: “Mesmo com essas divisões de responsabilidades, o Detran investe recursos próprios em sinalização, duplicação e construção de novas rodovias, além de recapeamentos. Também destinamos parte desses recursos para auxiliar os municípios de Goiás com obras de infraestrutura e sinalização, promovendo melhorias para o trânsito em todo o Estado”.

Campanhas educativas de trânsito desempenham um papel essencial na redução de acidentes, conscientização da população e promoção de comportamentos seguros

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também