O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Crescimento

Setor de bares e restaurantes prevê crescimento para o final do ano

Com o aumento na demanda, a necessidade de mão de obra também cresce e surgem vagas de contratação fixa e temporária

Postado em 23 de novembro de 2024 por Micael Silva
Em fevereiro de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil teve um desempenho positivo, com a criação de 7 mil novas vagas de trabalho formal Foto: Divulgação/Abrasel
Em fevereiro de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil teve um desempenho positivo, com a criação de 7 mil novas vagas de trabalho formal Foto: Divulgação/Abrasel

O setor de bares e restaurantes projeta um final de ano aquecido, com grandes expectativas de crescimento nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos empresários entrevistados preveem um aumento no faturamento, impulsionado pelo maior fluxo de clientes durante as festividades de fim de ano e férias, além do impacto positivo do pagamento do 13º salário no poder de compra.

Com o aumento na demanda, a necessidade de mão de obra também cresce. A pesquisa aponta que 40% dos empresários do setor planejam ampliar o quadro de funcionários até dezembro, o que representa um aumento em relação ao ano passado. As vagas disponíveis são diversas, abrangendo funções como garçom, cozinheiro, churrasqueiro, cumim, auxiliar de serviços gerais, gerente e caixa, entre outras.

Em Goiânia, os salários variam, com valores a partir de R$1.550, podendo chegar até R$8 mil, considerando gorjetas e comissões, dependendo da função e da experiência do trabalhador.

Oportunidades para jovens e temporários

Além de atender à demanda sazonal, o setor também se destaca como uma importante fonte de emprego para jovens. Em setembro de 2024, dos 10.530 novos postos de trabalho gerados no setor, quase metade (5.139) foi ocupada por trabalhadores entre 18 e 24 anos. Isso reflete o papel fundamental do setor como porta de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo uma oportunidade para adquirir experiência formal.

A crescente demanda por mão de obra no final do ano também traz a perspectiva de contratações temporárias. No entanto, muitos empresários planejam efetivar esses profissionais, caso o desempenho seja satisfatório.

Para atrair e manter bons profissionais, muitos empresários estão adotando estratégias diferenciadas. Segundo pesquisa da Abrasel, 40% dos empresários que pretendem contratar afirmam que oferecerão prêmios por desempenho, criando um ambiente de competitividade saudável. Outros 26% estão investindo em cursos e treinamentos para capacitar suas equipes, enquanto 23% planejam oferecer treinamento superior ao padrão do mercado, visando atrair talentos qualificados.

O setor de bares e restaurantes tem se mostrado um dos principais responsáveis pela geração de empregos em 2024. Até o momento, foram mais de 70 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com o CAGED. Só em setembro, mais de 10 mil vagas foram criadas, demonstrando a relevância do setor tanto para a economia local quanto para quem está em busca de uma primeira oportunidade profissional.

Com um cenário de otimismo para o final de ano, o setor de bares e restaurantes no estado de Goiás se prepara para um período de recuperação e expansão, oferecendo novas oportunidades de trabalho e impulsionando o crescimento econômico da região.

No entanto, o setor enfrenta sérios desafios econômicos, como a pressão da inflação e o aumento dos custos operacionais. Atualmente, 62% dos estabelecimentos ainda operam sem gerar lucro, o que agrava a situação. O período de festas surge, então, como uma oportunidade estratégica para reverter esse quadro, ampliando o faturamento e contribuindo para a quitação de dívidas acumuladas ao longo do ano.

Em fevereiro de 2024, o setor de bares e restaurantes no Brasil teve um desempenho positivo, com a criação de 7.004 novas vagas de trabalho formal. Esse crescimento se insere em uma tendência mais ampla de recuperação e expansão do setor, que terminou o ano de 2023 em alta. 

O fechamento de 2023 representou o décimo primeiro mês consecutivo de criação de vagas com carteira assinada, refletindo uma recuperação estável após os desafios econômicos impostos pela pandemia de Covid-19. Esse resultado positivo no início de 2024 reforça a continuidade da recuperação econômica no setor de alimentação e hospitalidade no Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também