Campeonato Goiano 2025: Conselho Técnico define detalhes do estadual
O Conselho técnico da FGF definiu os últimos detalhes do Campeonato Goiano 2025
Na última sexta-feira (22), foi realizado o Conselho Técnico do Campeonato Goiano 2025, reunindo representantes dos 12 clubes participantes, membros do Governo de Goiás e dirigentes da Federação Goiana de Futebol (FGF). Durante o encontro, foram definidos os principais ajustes para a próxima edição do torneio estadual, que está prevista para começar no dia 15 de janeiro e terminar no dia 30 de março.
O formato de disputa será mantido, com o campeonato utilizando 17 datas no calendário. A fase inicial será disputada em turno único, com cada equipe realizando 11 jogos. Ao final dessa etapa, os oito melhores times avançam para o mata-mata, que seguirá o modelo de cruzamento olímpico: 1° contra 8°, 2° contra 7°, 3° contra 6° e 4° contra 5°. As duas equipes com pior desempenho na tabela geral serão rebaixadas para a Divisão de Acesso de 2026.
Os 12 clubes confirmados para a edição de 2025 são: Atlético, Vila Nova, Goiás, Aparecidense, Goiânia, Anápolis, Goiatuba, Goianésia, Jataiense e Crac, que permanecem da temporada anterior. As novidades são Inhumas e Abecat, promovidos da Divisão de Acesso.
Leia mais: Atlético GO perde para o Palmeiras e chega à 21ª derrota no Brasileirão
Outro ponto debatido durante o encontro foi a definição dos mandos de campo para os clássicos estaduais. Os jogos de maior rivalidade terão a seguinte configuração: Atlético x Vila Nova, Goiás x Atlético e Vila Nova x Goiás.
Campeão do Interior: a nova disputa
A principal novidade da competição será a introdução do título de Campeão do Interior. Os dois melhores clubes do interior do estado, ao término da fase de classificação, disputarão uma final em jogos de ida e volta. Caso uma dessas equipes alcance a final geral do campeonato, será automaticamente declarada Campeã do Interior.
Premiação recorde do Campeonato
A FGF anunciou um aumento significativo na premiação para os vencedores. O clube que conquistar o título estadual receberá R$ 400 mil, enquanto o Campeão do Interior levará R$ 200 mil.
Com todas as definições encaminhadas, os times já se preparam para iniciar a pré-temporada. A expectativa é de uma disputa acirrada em todas as fases do Campeonato Goiano, que promete movimentar os gramados do estado no início de 2025.