Coletivo Justina apresenta Dr. Raimundo nos bairros de Aparecida de Goiânia
Depois de uma circulação internacional pelo continente africano e América Latina, o Coletivo Justina volta a apresentar o projeto Teatro nos Quintais
Com o objetivo de oferecer uma programação artística e cultural gratuita em todas as regiões de sua cidade-sede, promovendo a aproximação do fazer artístico e estético das comunidades locais e seus territórios, o Coletivo Justina realiza cinco apresentações do espetáculo infantil ‘Dr. Raimundo, de 23 de novembro até 3 de dezembro, nos quintais de comunidades locais, de bairros do município de Aparecida de Goiânia, com entrada gratuita.
No dia 23, a programação dá início na região do Papillon Park, no Coletiva Preta, às 17h. A próxima está marcada para acontecer no dia 25, no Centro de Formação Integral (Cenfi), às 10h e 14h. A região da Vila Brasília recebe a apresentação no dia 26, às 14h, no Profe Wendel CIC. No dia 2, penúltimo dia, acontece na Família Esperança. E, para finalizar, no dia 3, às 20h, acontece na Família Lobão e Barbosa.
A iniciativa tem o propósito promover um mapeamento cultural das áreas que percorre, por meio do contato direto com seus habitantes. Após cada apresentação, ocorre uma oficina-diálogo com os presentes, visando obter um retrato cultural do município. Trata-se de uma escuta sensível às necessidades dos territórios que envolvem os espectadores. Teatro nos Quintais foi contemplado pelo Edital nº 20/2023 de Pontos de Cultura da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás.
Devido ao fato de ser um espetáculo que incorpora recursos de acessibilidade e é realizado com o intuito de interagir com os pequenos, a experiência de participação das crianças e de seus responsáveis é sempre enriquecedora, repleta de referências culturais da região onde ocorre, comenta a atriz Takaiuna. De acordo com a arte-educadora, as técnicas de narração de histórias e uma dramaturgia orientada pela comunidade favorecem uma comunicação genuína e natural, semelhante àquela que se observava na África Ocidental e em diferentes países da América Latina.
Baseado inicialmente na obra infantojuvenil ‘A Terra dos Meninos Pelados’, de Graciliano Ramos (1939), o projeto Dr. Raimundo busca preservar aspectos fundamentais do texto original, como a inclusão e a diversidade – já que Raimundo é um garoto singular em relação aos outros. Por essa razão, os bonecos utilizados na contação de histórias apresentam uma ampla variedade de cores e gêneros, refletindo diferentes estéticas que se conectam com as crianças e suas particularidades.
Ponto de Cultura Coletivo Justina
Fundado em 2016, o Coletivo Justina se dedica a práticas estético-políticas que exploram diversas vertentes artísticas e culturais. Suas ações culturais são inspiradas na intersecção entre ancestralidade, coletividade e arte. Com sede em Aparecida de Goiânia, o Ponto de Cultura Justina tem realizado, nos últimos anos, atividades de formação, pesquisa e circulação artística em diversos estados do Brasil, como Ceará, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Além disso, suas ações e investigações também têm proporcionado experiências a nível internacional.
Na América Latina, tem articulado com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia e México, onde trabalhou em parceria com o Programa Iberscena para a direção de espetáculo e construção dramatúrgica a partir da realidade de crianças e adolescentes locais. Itália, Israel e o Estado da Palestina também foram visitados por membros do Coletivo, tecendo uma rede afetiva de trocas simbólicas e estéticas.
SERVIÇO
Coletivo Justina apresenta Dr. Raimundo nos bairros de Aparecida de Goiânia
Quando: 23 de novembro a 3 de dezembro
Onde: Av. V, 5, S/N – Aparecida de Goiânia; R. H-125, Nº 257, Cidade Vera Cruz – Aparecida de Goiânia; R. Solimões, S/N, Vila Brasília – Aparecida de Goiânia; Rua Lisboa, Residencial Solar Central Park – Aparecida de Goiânia
Horário: 10h, 14h, 17h e 20h
Entrada gratuita