5 frutas que podem ser incluídas no almoço
Confira as cinco melhores frutas ricas em vitamina C para serem incorporadas ao almoço
Arroz, feijão, salada, carne ou frango e farofa costumam fazer parte do almoço dos brasileiros. Alguns preferem até incluir uma fruta no prato, mas é importante se atentar em quais frutas são “permitidas” e que podem auxiliar na digestão.
Consumi-las durante as refeições pode ser uma escolha saudável, mas a forma como elas são combinadas com outros alimentos é fundamental para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes. As opções mais recomendadas devem ser ricas em vitamina C, antioxidantes e enzimas digestivas. Confira cinco opções abaixo:
1. Abacaxi
O abacaxi é rico em vitamina C, antioxidantes e bromelaína, uma enzima que auxilia na digestão. A alta quantidade de fibras presentes na fruta favorece a saúde intestinal.
2. Laranja ou tangerina
As duas frutas são fontes de vitamina C, fibras e flavonoides. A vitamina C auxilia na absorção de ferro não heme presente em vegetais, melhorando a oxigenação sanguínea. Além dos benefícios dos flavonoides, compostos fenólicos com ação anti-inflamatória e antioxidante, que promovem a saúde cardiovascular e protegem contra o estresse oxidativo.
3. Kiwi
Quanto ao kiwi, realça as propriedades de relaxamento e o alto teor fibras e antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina. A fruta de cor verde também traz na composição a vitamina C, potente ativo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. As fibras alimentares da fruta contribuem para o bom funcionamento intestinal.
4. Maçã
Contém fibras solúveis, como a pectina, e antioxidantes, como os flavonoides. A maçã ajuda a regular os níveis de colesterol e promove a saúde intestinal, pois suas fibras solúveis ajudam a controlar o trânsito da região e a alimentar as boas bactérias do intestino. Outro benefício de comer maçã envolve a prevenção do envelhecimento celular devido ao índice de antioxidantes.
5. Melão
O melão é composto principalmente por água, cerca de 90%”. Essa característica torna a fruta de “baixa caloria”. A alta quantidade de água ajuda na hidratação e na sensação de saciedade sem adicionar muitas calorias. O potássio presente no melão contribui com a regulação da pressão arterial e a melhoria do equilíbrio hídrico do corpo