domingo, 18 de outubro de 2026
Democracia em jogo

PF aponta que Bolsonaro “planejou” e “atuou” para dar golpe de Estado no Brasil

Investigação aponta que Jair Bolsonaro (PL) era informado sobre o andamento da suposta trama golpista

Bruno Goulartpor em
PF aponta que Bolsonaro "planejou" e "atuou" para dar golpe de Estado no Brasil
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu em relatório que o ex-presidente Jair Bolsonaro liderou e teve domínio direto sobre uma organização criminosa que planejou um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O plano, segundo os investigadores, visava a abolição do Estado Democrático de Direito.

O relatório de 883 páginas, tornado público nesta terça-feira (26/11), foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que remeteu o documento à Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, caberá à PGR decidir se apresentará denúncia formal contra Bolsonaro e outros envolvidos no caso.

Grupo supostamente liderado por Bolsonaro

De acordo com a PF, a organização criminosa liderada por Bolsonaro difundiu, desde 2019, a narrativa de fraude no sistema eleitoral brasileiro.

Leia mais: Moraes retira sigilo de relatório que indicia Bolsonaro

A intenção era preparar o terreno para justificar ações antidemocráticas após a derrota nas eleições de 2022, além de criar um clima de desconfiança na população sobre o processo eleitoral.

O relatório cita uma reunião de julho de 2022 no Palácio do Planalto, na qual Bolsonaro, ministros como Anderson Torres e Augusto Heleno, além de outros integrantes do governo, teriam reforçado alegações falsas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Esses discursos foram, segundo a PF, alinhados às táticas de desinformação promovidas pela milícia digital.

Além disso, a investigação também revelou que Bolsonaro, com apoio de um núcleo jurídico, elaborou um decreto que previa uma ruptura institucional. O documento propunha um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral e a criação de uma comissão para revisar o processo eleitoral, justificando legalmente o golpe de Estado.

Provas indicam que Bolsonaro era informado regularmente sobre o andamento do plano por meio de Mauro Cid e outros aliados. Diálogos, registros de visitantes no Palácio do Alvorada e análises de dados confirmam seu conhecimento sobre as operações, incluindo ações clandestinas codinomeadas como “Punhal Verde e Amarelo” e “Copa 2022”.

A PF também apontou a atuação de integrantes do governo federal e militares em protestos diante de quartéis. Esses agentes direcionaram manifestações conforme os interesses do grupo golpista, além de usarem as Forças Armadas para respaldar ações antidemocráticas.

O relatório agora aguarda análise da PGR, que decidirá se apresentará denúncia ao STF. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e os outros indiciados poderão se tornar réus em ação penal.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
golpe de Estado Jair Bolsonaro relatório da PF

Veja também

Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Band transmite neste domingo (18) o primeiro debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Candidatos confirmaram presença após ausências no primeiro turno; encontro começa às 20h e ter�...
Lula e Flávio

ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro intensificam campanha na última semana antes do 2º turno

Candidatos participam de debate presidencial às 20h e têm compromissos de campanha previstos até ...
TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Eleições 2026

TSE altera local de votação de 4 mil seções; saiba como consultar

Mudança afeta quase 1% das seções do país devido a reformas, chuvas e adequações de acessibili...
Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Eleições 2026

Caminhada da Direita reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro em Goiânia

Manifestação na Avenida Ricardo Paranhos em apoio ao Flávio Bolsonaro concentra lideranças conse...
Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

entrevista

Lobista diz ter visto Lulinha com ministros e quer fazer delação premiada

Amiga de Lulinha, lobista afirma que ela e as filhas são alvo de ameaças e diz que pode fazer dela...
Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão participa de carreata em Samambaia (DF) e destaca obras

Candidata à reeleição ao GDF participou da Carreata Onda Azul da Leoa neste sábado (17). Ibaneis...
Dark Horse

Doação de Vorcaro

PF aponta “severa” divergência em valores enviados ao exterior para financiar filme sobre Bolsonaro

Investigação identificou saída de mais de US$ 12 milhões do Brasil e retorno de US$ 2,8 milhões...
Carreata pelo Flávio Bolsonaro em Goiânia

Direita

Daniel, Caiado e Gayer participam de carreata em apoio a Flávio na Região Metropolitana de Goiânia

Mobilização começou em Aparecida de Goiânia e reuniu senadores eleitos e lideranças políticas;...