O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Julgamento

STF debate responsabilidade das redes sociais no Brasil

Julgamento vai definir se as plataformas podem excluir conteúdos sem ordem judicial

Postado em 27 de novembro de 2024 por Davih Lacerda
STF
Presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso | Foto: Carlos Moura/STF

Nesta quarta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou o julgamento de três processos que discutem a responsabilidade das plataformas digitais na exclusão de conteúdos relacionados à desinformação e discurso de ódio, sem a necessidade de uma ordem judicial específica.

As ações questionam se as redes sociais podem ser responsabilizadas por remover postagens consideradas danosas de maneira extrajudicial, sem a intervenção direta do Judiciário.

Leia também: Em rede nacional, Haddad vai anunciar isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Em 2023, o STF promoveu uma audiência pública sobre o Marco Civil da Internet. Durante a abertura do julgamento, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que, diante da ausência de regulamentação por parte do Congresso, a Corte será responsável por decidir sobre o assunto.

Além disso, os ministros avaliarão a constitucionalidade do Marco Civil da Internet e se a remoção de conteúdos nocivos deve ser realizada exclusivamente por decisão judicial ou se pode ser feita diretamente pelas plataformas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também